Heroína do Ano: gestora do SENAI Ceará ganha prêmio da Startup Awards 2021

Premiação nacional ocorre todo ano para homenagear pessoas ou empresas que se destacaram ao ajudar empreendedores de forma voluntária. Camila Forte foi primeira nordestina a levar o título

Camila Forte, do Instituto Senai de Tecnologia, foi premiada por ir além da rotina de trabalho e dedicar parte do tempo ao fomento da inovação, de forma voluntária

Quais são os atributos essenciais para um herói, na sua opinião? Ter superpoderes? Uma fantasia maneira? Capturar criminosos? E que tal, transformar realidades?

Foi por esse grande feito que o Startup Awards 2021 – uma premiação anual de iniciativa da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e da Agência Blanko – deu o título de Heroína do Ano para a gestora de projetos de inovação no Instituto SENAI de Tecnologia, Camila Forte.

Aos 31 anos, a cearense já organizou eventos para quem quer começar a empreender no Ceará, como o Startup Weekend, foi embaixadora de programas para esse público, como o CASE 2020 e o Conecta Startup Brasil, deu mentoria para projetos de inovação, a exemplo do Inovativa Experience, Corredores Digitais e maratonas de desenvolvimento de software. A lista é grande e inclui ainda lideranças em vários projetos e participações com palestras sobre empreendedorismo, inovação e propriedade intelectual.

Ela conta que tudo começou quando entrou no Sistema S, pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Depois, foi para o SENAI Ceará, onde se aproximou do empreendedorismo inovador e recebeu apoio para se aprofundar no assunto. "Desde a faculdade eu me interessava por empreendedorismo e no trabalho isso foi incentivado. Fiz muitos contatos, participei de vários eventos e fui aprimorando meu interesse pela área. Me envolvi muito com a comunidade de startups aqui do Ceará pela Rapadura Valley, assumi a liderança e me engajei nos projetos que poderiam trazer mais impacto para o meu estado", lembra Camila.

No SENAI, Camila é líder do Habitat de Inovação, que é um espaço de compartilhamento de experiências e conhecimento para minimizar riscos na hora de executar ações inovadoras para a empresa. Ela destaca que o reconhecimento deste ano no Startup Awards foi inédito e traz uma mensagem importante.


"Eu fiquei muito feliz porque, em nove anos de premiação, foi a primeira vez que o título vem para o Nordeste e para uma mulher, então isso tem muita representatividade. É aquecedor para continuarmos mostrando que somos capazes e que podemos", comemora Camila.


 

Camila Forte foi a primeira mulher nordestina a ganhar o título de Heroína do Ano pela Startup Awards

A premiação

Para o Startup Awards, o Herói ou Heroína do Ano é a pessoa que vai além da rotina de trabalho e dedica parte do seu tempo, de forma voluntária, ao fomento da inovação dentro ou fora da empresa. Para os jurados, é importante que o vencedor ajude o empreendedor e a comunidade sem expectativa de retorno ou benefício próprio e lidere, de forma voluntária, iniciativas de alto impacto que inspirem e ajudem pessoas dentro de comunidades de startups brasileiras.

Os nomes dos candidatos são escolhidos por voto popular da comunidade empreendedora e depois um grupo de jurados escolhe os três melhores e o grande vencedor.

Relacionadas

Leia mais

Saiba como participar do Prêmio Nacional de Inovação
9 startups do Nordeste que você precisa conhecer
Prêmio Empreendedor Social reúne parceiros de impacto social e inova com soluções comunitárias

Comentários