Empresas Whirlpool e Cogel buscam projetos de startups com oferta de até R$ 150 mil no Edital de Inovação para a Indústria

Na primeira chamada temática, lançada pela Algar Telecom, foram selecionadas oito startups para  soluções com o uso de tecnologias como a internet das coisas, inteligência artificial e Cyber Security

A empresa Whirlpool Corporation no Brasil e a Prefeitura de Salvador, em parceria com a Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel), abriram inscrição para startups, micro e pequenas empresas e micro empreendedores individuais interessados em firmar parceria e receber financiamento para o desenvolvimento de projetos inovadores em diferentes áreas. Os dois processos fazem parte do Edital de Inovação para a Indústria, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI).

As inscrições para as duas novas chamadas temáticas podem ser feitas entre os dias 11 de setembro e 10 de outubro no site do Edital de Inovação para a Indústria. Com o tema Cidades Inteligentes, a Prefeitura de Salvador, em parceria com a Cogel, seleciona até 10 projetos nas seguintes áreas temáticas: mobilidade urbana, segurança urbana, educação, saúde e monitoramento ambiental, com aplicações tecnológicas em internet das coisas, cloud, analitycs, inteligência artificial, entre outros.

Já a empresa Whirlpool, maior fabricante de eletrodomésticos do Brasil, selecionará até três projetos com desenvolvimento de soluções para aplicações tecnológicas em Reconhecimento de Imagem ligada a produtos. De acordo com o edital, o perfil esperado é o de atuação em linhas de reconhecimento de padrões de imagem, reconhecimento óptico de caracteres e de tratamento de imagens, QR Code, uso de APIs e cadastro de leads.

“A aproximação de soluções de startups para as demandas de indústrias é um fator fundamental para o aumento de competitividade da indústria. Os Institutos SENAI de Inovação estão prontos para apoiar no empreendedorismo industrial, por meio do desenvolvendo de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”, afirma o gerente-executivo de Inovação e Tecnologia do SENAI, Marcelo Prim.

Segundo o gerente da Unidade de Acesso à Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade do Sebrae, Célio Cabral, o desafio é permitir a integração das micro e pequenas empresas à lógica das grandes, gerando oportunidades e novos negócios. “Estamos investindo no estímulo e no fomento à inovação para possibilitar que os pequenos negócios possam dar um salto de qualidade e competitividade. Além disso, buscamos incentivar a conexão entre grandes empresas e startups de base tecnológica e o investimento em inovação nos micro e pequenos negócios”, destaca.

CHAMADA ALGAR – Na primeira chamada temática da Categoria C, o Edital de Inovação para a Indústria selecionou oito projetos aprovados para a chamada da Algar Telecom, que acompanhará startups no desenvolvimento de soluções com o uso de tecnologias como internet das coisas, inteligência artificial e Cyber Security (ver lista de aprovados abaixo). Cada projeto terá acesso a financiamento de até R$ 300 mil referente a esta que foi a primeira chamada temática lançada na nova categoria Empreendedorismo Industrial - Inovação na Cadeia de Valor, que busca conectar indústrias de médio e grande portes a startups de base tecnológica, micro e pequenas empresas (MPE e MEI).
 

Ciclo 2017.1 - Projetos Aprovados

Chamada Algar Telecom – Categoria C

 

Ideia

Estado

Empresa

Fox Manager

SP

Office Data Tecnologia Ltda

Plataforma de Machine Learning na Nuvem para Aumentar as Vendas e Receitas das Empresas Através da Recorrência de Compras

RJ

NetCommerce - Inteligência e Comércio Eletrônico

Filazero

SE

Inventione

NETYS - Solução em Gestão e Eficiência Energética

MG

NETYS - Solução em Eficiência

TELENERGY - Link Smart Energy

PR

NETEC Net Tecnologia - EIRELI EPP

DefSpider

MG

guardSI Tecnologia Ltda

NoLeak.io

SP

Rafael Mira de Oliveira Libardi EIRELI

Netsupport

MG

Netsupport

 

ACOMPANHE AS DATAS DO EDITAL DE INOVAÇÃO PARA A INDÚSTRIA:

Categorias A (Inovação Tecnológica para Grandes e Médias Empresas) e B (Inovação Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas Industriais e Startups):

- Período de submissão: de 20 de março a 6 de novembro de 2017, empresas interessadas no financiamento podem apresentar propostas. 
- Anúncio das seleções das categorias A e B: os resultados são apresentados em três datas: 24 de julho e 6 de novembro de 2017 e 19 de fevereiro de 2018.
 
Categoria C: Empreendedorismo Industrial - Inovação na Cadeia de Valor

- Período de submissão e anúncio de seleções: de 20 de março de 2017 a 27 de janeiro de 2018 no site do Edital de Inovação para a Indústria. Os selecionados são anunciados ao longo do ano.

Categorias D (Inovação em Saúde e Segurança do Trabalho e Promoção da Saúde) e E (Inovação Setorial em Segurança e Saúde no Trabalho e Promoção da Saúde - para indústrias de construção, frigorífico e mineração)

- Período de submissão das categorias D e E: de 20 de março a 23 de agosto de 2017, empresas interessadas no financiamento podem apresentar propostas. 

 - Anúncio das seleções das categorias D, E: os resultados são apresentados em 16 de novembro e 5 de fevereiro de 2017.

Categoria F: Empreendedorismo Industrial em Segurança e Saúde do Trabalho e Promoção da Saúde

- Período de submissão da categoria F: de 20 de março a 23 de agosto de 2017, empresas interessadas no financiamento podem apresentar propostas. 
- Anúncio das seleções da categoria F: os resultados são apresentados em 1º de julho e 5 de outubro de 2017.

Relacionadas

Leia mais

Núcleo Estadual de Inovação do IEL-SP premia os principais casos de sucesso do Inova Talentos
IEL promove cultura de inovação no Brasil
9 megatendências da inovação na Indústria 4.0

Comentários