Empresas da MEI investem 46% a mais em inovação que a média nacional

Números foram apresentados durante reunião conjunta da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e da Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, em Brasília

As empresas que participam da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), movimento coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), investem 46,3% a mais em pesquisa e desenvolvimento (P&D) do que a média nacional. O número é de levantamento inédito da CNI, que analisou o desempenho de empresas da MEI na base de dados da Pesquisa de Inovação (Pintec), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O trabalho foi apresentado nesta terça-feira (5), na sede da CNI, em Brasília, durante reunião conjunta da MEI com a Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação.
 
As empresas participantes da MEI investem 1,13% da sua receita líquida de vendas em P&D, enquanto a média nacional de investimentos é de 0,77% da receita líquida própria de vendas em P&D, conforme a Pintec, que engloba 132.529 empresas. A amostra representativa na pesquisa da CNI contempla 160 empresas – 80% delas implementaram inovações de produto e de processo simultaneamente contra 15% das demais empresas brasileiras que investem em inovação.

Segundo o levantamento da CNI, as empresas da MEI têm um desempenho muito acima da média das empresas que fazem algum tipo de inovação no país. A constatação pode ser observada por meio do maior esforço de inovação para o mercado mundial e de cooperação com outras instituições. 

Desempenho em inovação das empresas da MEI

Indicador Empresas da MEI Demais empresas inovadoras da Pintec 
Implementaram inovação de produto e de processo simultaneamente 80% 15%
Lançam produtos novos no mercado mundial 24% 0,4%
Cooperam com empresas ou outras instituições para inovar 39% 10%

  

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, afirma que a mobilização se tornou uma das mais bem-sucedidas interações público-privadas no Brasil. “O sucesso da MEI é reflexo do comprometimento dos líderes empresariais e do governo com a agenda de inovação traçada pela Mobilização, com impacto direto na competitividade da economia”, destaca. “A CNI e a MEI acreditam e estão empenhadas nessa causa. Temos consciência do papel fundamental do setor industrial em fazer da inovação uma ferramenta estratégica de crescimento”, acrescenta.

Dados do levantamento foram apresentados em reunião hoje (5), em Brasília

COMPARAÇÃO INTERNACIONAL – O perfil diferenciado aproxima as empresas da MEI de companhias inovadoras europeias. Um exemplo são os dados de investimento: 47% das empresas ligadas à MEI investem em P&D, próximo ao universo de 53% das empresas europeias, segundo dados da Community Innovation Survey (CIS) do Eurostat. De forma semelhante, as empresas da MEI apresentam uma elevada taxa de inovações de produto e/ou processo in house (feitas dentro da própria empresa) – 96%, bem próxima à da Europa, que é de 100%. A média nacional é de 65%.

SOBRE A MEI – A Mobilização Empresarial pela Inovação é coordenada pela CNI e reúne cerca de 300 das maiores empresas que atuam no país. É o maior fórum de interlocução entre o governo federal e a iniciativa privada. O grupo reúne empresas que têm se diferenciado no mercado nacional e internacional, e se tornado mais competitivas.

Os líderes da MEI se reúnem a cada três meses em encontros com a presença de representantes do poder público e da academia, nos quais são discutidos e definidos caminhos para potencializar a inovação no setor empresarial brasileiro, e também avaliadas as ações já em curso de estímulo à agenda no país.

Entre as iniciativas da MEI destacam-se diagnósticos e estudos, colaboração com políticas do governo, apoio para empresários inovarem e imersões para ecossistemas de inovação no Brasil e no exterior em grupos que reúnem integrantes de empresas, governo, agências de fomento e universidades.
 

Relacionadas

Leia mais

Avanços dos primeiros 10 meses do governo Bolsonaro podem propiciar a recuperação da economia e do emprego
Produtividade dobra salários na Coreia do Sul em 18 anos, enquanto Brasil fica estagnado
Imersão da CNI apresenta principais iniciativas em inteligência artificial do Brasil

Comentários