Diálogo para o futuro

Propriedade intelectual é prioridade na missão do CEBEU, grupo que está levando os interesses da indústria brasileira a políticos dos EUA

Nesta quarta-feira (12), representantes do governo e do congresso norte-americano conheceram o Programa Propriedade Intelectual para Inovação na Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Foi uma surpresa muito importante para todos eles, inclusive disseram que tinham muito a aprender com o material do Programa. Sem dúvidas, estamos marcando uma posição importante junto ao país e começamos um diálogo que vai render ótimos frutos para toda a indústria”, defendeu Carlos Abiajodi, diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI.

O encontro entre os políticos norte-americanos e representantes da indústria brasileira aconteceu no United States Patent and Trademark Office – USPTO, durante a missão do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos – CEBEU em Washington (EUA). Organizada pela CNI, entidade responsável pela secretaria executiva do grupo, essa missão tem o objetivo de negociar propostas, acordos e parcerias que ampliem o comércio e investimentos bilaterais entre Brasil e Estados Unidos.

A assinatura de um acordo de cooperação entre o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) com o escritório de propriedade industrial dos Estados Unidos é outra prioridade da missão do CEBEU. “Depois desses encontros, vamos poder contar com a parceria e com o auxílio do USPTO em 2013 para sustentar a posição da CNI de pró-assinatura do Patent Prosecution Highway – PPH e de outros protocolos internacionais na área de propriedade intelectual que o Brasil ainda não aderiu e são fundamentais para agilizar a concessão de patentes no país”, explicou Stefanie Schmitt, secretária executiva do CEBEU.

Além da propriedade intelectual, outros temas serão tratados pelo grupo até 14 de setembro, como a renovação do Sistema Geral de Preferência (SGP), que reduz ou elimina tarifas alfandegárias das importações norte-americanas de produtos de países em desenvolvimento, e a assinatura de um acordo que acabe com a bitributação entre os dois mercados.

Saiba mais
Sobre o CEBEU
A missão do Conselho Empresarial Brasil-EUA é organizada pela CNI, entidade responsável pela organização de todas as ações pelo trabalho técnico de suporte do grupo. O conselho funciona com duas seções: a brasileira, que fica na CNI, e a americana, alocada na U.S. Chamber of Commerce e que fará uma missão de defesa de interesses no Brasil já no mês de outubro.

Relacionadas

Leia mais

INPI quer dar mais agilidade a análise de patentes em 2013
Proteger propriedade intelectual na era digital é um dos grandes desafios do país, diz presidente do INPI
Acordo entre BNDES e Inpi vai estimular a propriedade intelectual no país

Comentários