Corrida de inovação tem 207 ideias nas primeiras 24 horas

Propostas contemplam três áreas: envelhecimento da população, desastres ambientais e megaeventos

Você já imaginou não perder mais a paciência com a falta de vagas e garantir um espaço seguro para o seu carro em um estacionamento vertical móvel – que pode ser erguido próximo a qualquer estádio? Já pensou em um dispositivo para monitoramento cardíaco, acoplado ao corpo, com GPS, que envia informações para uma central para acompanhamento remoto que é alertada em caso de infarto do paciente?

Pois os competidores do Grand Prix SENAI de Inovação já criaram essas e mais de uma centena de outras ideias nas primeiras 24 horas de competição. Das 14h de domingo (24) – quando foi dada a largada – até as 14h desta segunda-feira (25), o banco de ideias já soma 207 projetos que respondem a desafios sobre Envelhecimento da População, Desastres Ambientais e Mega Eventos.

Uma das ideias sugeridas é a fabricação de placas de polímeros que, em contato com a água, inflam automaticamente. Objetivo é evitar danos causados por enchentes

No aquário da Equipe Vermelha, uma das criações é para evitar danos causados por enchentes. “Nossa sugestão é a fabricação de placas de polímeros que, em contato com a água, inflam automaticamente. Várias placas dessas, encaixadas, formariam barreiras, como pequenos muros, impedindo a entrada de água nas casas das pessoas”, explica Felipe Aranega (SENAI/PR).

Ao lado, a preocupação da Equipe Lilás com o meio ambiente fez surgir a ideia de fabricação do que eles nomearam Beleza Concentrada. “Para reduzir a quantidade de embalagens de cosméticos, nossa ideia consiste na produção de pequenos sachês para shampoo, condicionador, sabonete líquido - em porções altamente concentradas. Para usar os produtos, o consumidor teria que misturá-los a quantidades específicas de água. Essas embalagens seriam de polímeros verdes, biodegradáveis, feitos a partir de fibras vegetais”, detalha Gisele Ramos (SENAI/MG).

As equipes correm mais que o cronômetro da contagem regressiva - que ruma para as últimas 48 horas do Grand Prix. Para a pontuação serão usados critérios de abrangência, quantidade, co-criação e qualidade. Assim, ganhará mais pontos quem resolver mais questões de cada desafio, apresentar o maior número absoluto de ideias, ter escolhidas as melhores ideias por parte de uma banca e conseguir moldar as criações às sugestões de representantes de empresas e do público. Afinal, a influência externa é um dos princípios da inovação aberta.

É possível acompanhar as ideias pela internet

PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO – Quem está longe e não pode visitar a arena de inovação, no WTC, em São Paulo, consegue acompanhar a produção de todas as ideias, votar nas preferidas e dar sugestões para incrementá-las. Tudo isso é feito no site do Grand Prix SENAI de Inovação. Basta criar uma senha de acesso.

Até agora, a ideia mais votada é uma proposta da Equipe Amarela. A Agenda Care se resume a um aplicativo móvel destinado a idosos, com dispositivo sonoro, para avisar sobre os horários de ingestão de medicamentos, além de agendamento prévio de consultas e exames. “A gente busca criar com três objetivos: que o projeto seja fácil, funcional e agradável. Isso atrai as pessoas. E conforme as sugestões do público chegam ao site do Grand Prix, a gente vai adaptando ao que já criamos”, diz Daniele Farfus (SESI/PR). Da mesma equipe, Fábio Pires, do SENAI/GO, complementa: “Nós estamos detalhando mais as ideias para provocar um número maior de sugestões. Atrair essas constribuições de fora, de quem possivelmente poderá usar o produto, é o princípio da inovação aberta. Estamos exercitando”, afirma Fábio.

SAIBA MAIS:
O Grand Prix SENAI de Inovação vai até as 14h da próxima quarta-feira (27). A corrida é aberta ao público, de graça, e acontece como uma das atrações da Open Innovation Week, no WTC Sheraton, em São Paulo (SP). A cobertura completa você acompanha aqui no Portal da Indústria.

Relacionadas

Leia mais

Inovação no Brasil vai na contramão do mundo

Comentários