Cônsul defende na Fiems cooperação tecnológica entre MS e EUA

O Cônsul-geral Dennis Hankins, que atua há três meses no consulado dos EUA em SP, afirmou que o Mato Grosso do Sul tem um grande potencial na produção de alimentos

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, recebeu, nesta terça-feira (20/11), no Edifício Casa da Indústria, a visita do cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Dennis Hankins, e discutiram alternativas para estreitar ainda mais as relações bilaterais entre Mato Grosso do Sul e a América do Norte no âmbito de cooperações tecnológicas. Ainda durante o encontro, ele apresentou ao cônsul as potencialidades do setor industrial do Estado e o crescimento registrado nos últimos cinco anos alavancado pelo segmento de celulose e papel na região de Três Lagoas.

Nesse sentido, Sérgio Longen reforçou que no próximo ano o Senai irá construir o Instituto de Inovação de Biomassa (ISI Biomassa), que irá atender a demanda de Mato Grosso do Sul e do resto do País, permitindo a atualização e a qualificação dos pesquisadores para gerar conhecimento e desenvolver tecnologias inovadoras que atendam às necessidades atuais e futuras da indústria. "Com atuação transversal no campo da biomassa, o Instituto pretende atender a todos os setores da indústria e às demandas específicas de cada região do País em áreas como energias renováveis, cosméticos, fármacos e fármacos veterinários, alimentos para animais com combinação de biomassa para rações, química fina e resíduos industriais", disse.

O presidente da Fiems acrescenta que o Brasil tem conseguido pautar seus problemas e avançado no sentido de ganhar condições de competitividade. "No entanto, para isso, precisamos de tecnologia e o Sistema Fiems tem buscado parcerias para avançar ainda mais nessa área, buscando o desenvolvimento econômico do Estado. Nós temos aqui o recém-inaugurado bloco da FatecSenai Campo Grande, que já firmou convênio com a ESPM para realização do curso de MBA em Gestão de Negócios e abrimos as portas para fazer esse intercâmbio com os Estados Unidos", declarou.

Já o cônsul-geral Dennis Hankins assegurou a intenção de viabilizar um convênio entre as universidades sul-mato-grossenses e as dos EUA, principalmente, com Estados norte-americanos que tenham características semelhantes às de Mato Grosso do Sul, permitindo assim uma maior interação e uma troca de conhecimentos mais aprofundada com vista ao desenvolvimento tecnológico e econômico de todos os envolvidos. "Essa visita foi muito importante e vai possibilitar a construção de parcerias e intercâmbios comerciais e culturais. Conseguimos compreender todas as oportunidades oferecidas por essa região", disse.

Atuando há três meses no consulado dos EUA em São Paulo, Dennis Hankis vem pela primeira vez a Mato Grosso do Sul como parte das visitas que tem realizado aos Estados que estão sob sua competência para se apresentar e estreitar relações. "Desde outubro tenho feito visitas diplomáticas a vários Estados, como Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Vim conhecer Mato Grosso do Sul, que tem um grande potencial na produção de alimentos. Estou impressionado com as obras e a infraestrutura de Campo Grande, que ainda é uma cidade jovem", destacou.

Relacionadas

Leia mais

Fiems promove bate-papo sindical entre empresários de Corumbá
PDA/FIEMS promove curso sobre SST na era do eSocial em Naviraí
FIEMS e Sebrae lançam, em Três Lagoas (MS), o Programa Apoio Produtivo – Associativismo Atuante

Comentários