Conselho de Administração elege diretor-presidente da Embrapii

O engenheiro João Fernando Gomes de Oliveira como é doutor na área de Engenharia Mecânica e tem pós-doutorado pela Universidade da Califórnia

Para a CNI, a criação da Embrapii marca o início de políticas de investimentos públicos no período pré-competitivo das atividades de pesquisa e desenvolvimento

A primeira reunião do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) elegeu o engenheiro João Fernando Gomes de Oliveira como diretor-presidente da entidade. Oliveira é doutor na área de Engenharia Mecânica e tem pós-doutorado pela Universidade da Califórnia. Ele foi o diretor presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (2), no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.

“A Embrapii será um catalisador da inovação ao estimular os setores de ciência e tecnologia e aproximá-los das empresas. A função da Embrapii será fomentar essa integração. O diferencial é o modelo que vai proporcionar agilidade na aplicação de recursos, disse Oliveira ao Portal da Indústria .

No modelo a ser adotado, existirá um compartilhamento de riscos técnico e econômico. Assim, um terço do recurso será investido pela empresa que irá desenvolver o projeto de inovação, um terço virá da Embrapii e um terço será das instituições de pesquisa em forma de estrutura, recursos humanos, máquinas e equipamentos.

"A Embrapii será um catalisador da inovação" - João Fernando de Oliveira

MAIS COMPETITIVIDADE - Para a CNI, a criação da Embrapii marca o início de políticas de investimentos públicos no período pré-competitivo das atividades de pesquisa e desenvolvimento, momento considerado arriscado, sem garantias.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, comemorou mais uma etapa da criação da instituição.  “A Embrapii vai possibilitar que as empresas desenvolvam projetos inovadores e com isso, participem de um mercado mais exigente, tanto no Brasil, quanto no exterior. Será um investimento em competitividade”, destacou Andrade.

No mesmo encontro, foram escolhidos os representantes do Conselho de Administração da Embrapii (veja quadro). O presidente do Conselho é o CEO do Grupo Ultra Pedro Wongtschowski . Os conselheiros nomeados na reunião de hoje são:  Álvaro Toubes Prata (MCTI), Cláudio Leal (BNDES), Glauco Arbix (FINEP), Nelson Fujimoto (MDIC), Marco Antonio Oliveira, Pedro Passos (Natura), Horácio Piva (Klabin), Robson Braga de Andrade (CNI) e Rafael Lucchesi (CNI).

O diretor presidente do Conselho, Pedro Wongtschowski, falou sobre a importância dessa nova fase da Embrapii. “Nossa expectativa é que em setembro nós já possamos começar a apoiar projetos inovadores via Embrapii”, afirmou o empresário.

PRÓXIMOS PASSOS – A Embrapii surgiu de discussões provocadas pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) - grupo de empresários liderados pela CNI que se reúne periodicamente para discutir políticas públicas de estímulo à inovação - com a participação do governo federal e de representantes da academia. Em 10 de maio deste ano, foi dado o primeiro passo para a criação da Embrapii, ao ser constituída como Associação Privada sem Fins Lucrativos. Porém, para começar a receber recursos do governo federal, precisa ser qualificada como Organização Social (OS).

O requerimento de qualificação já passou pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério de Educação (MEC). Esse processo está agora no Ministério do Planejamento e depois vai para a Casa Civil. O próximo passo será um decreto presidencial para a Embrapii financiar projetos na área de inovação.

EMBRAPII – CONSELHO E PRESIDÊNCIA

CONSELHO
Pedro Wongtschowski – Presidente do Conselho e CEO do Grupo Ultra
Robson Braga de Andrade – presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Rafael Lucchesi – diretor de Educação e Tecnologia da CNI
Álvaro Toubes Prata – Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
Cláudio Leal – superintendente da Área de Planejamento do BNDES
Glauco Arbix – presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)
Nelson Fujimoto – secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)
Marco Antonio Oliveira - Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC).
Pedro Passos – presidente da Natura
Horácio Piva – presidente da Klabin

DIRETOR-PRESIDENTE
João Fernando Gomes de Oliveira

Relacionadas

Leia mais

CNI ganha assento no Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho
Dilma Rousseff elogia mobilização de empresários para fortalecer inovação
Apoio público e boa gestão de riscos são essenciais para a inovação, dizem especialistas

Comentários