Conheça o novo método usado no treinamento de indústrias de todo o Brasil

Lean Game é um treinamento imersivo e divertido realizado por meio de um jogo que simula o funcionamento do chão de fábrica. Metodologia foi desenvolvida no SENAI do Espírito Santo
Lean Game é um treinamento imersivo e divertido realizado por meio de um jogo que simula o funcionamento do chão de fábrica

A metodologia desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Espírito Santo e que vem ajudando empresas de diversos portes a aumentar a produtividade e reduzir desperdícios agora poderá ser utilizada em todo o Brasil. A Mentoria Lean foi selecionada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para ser replicada em outros estados do país.

Uma das consultoras em Lean Manufacturing do SENAI, Simere Mendes Carvalho, contou como foi a experiência com a primeira turma que recebeu o treinamento para multiplicar o conhecimento sobre a Mentoria Lean. “Dez estados vão passar pelo treinamento. Esses locais funcionarão como multiplicadores da metodologia”, explicou Simere.

Para ensinar como funciona a Mentoria Lean e o Lean Game, um jogo que simula o funcionamento do chão de fábrica de uma empresa, também desenvolvido pelo SENAI/ES, Simere e o consultor Jorgean Rodrigues estiveram em Brasília, onde apresentaram o funcionamento da metodologia. “Replicamos a metodologia estruturada, as regras, como se joga, os pontos de atenção; a estruturação e aplicação do jogo. Além disso, cada departamento regional participante ganhou um exemplar do jogo”, declarou. 

Treinamento é para possibilitar a vivência dos participantes nos princípios do lean manufacturing (manufatura enxuta)

Saiba o que é e como funciona o Lean Game

O Lean Game é um treinamento imersivo e divertido realizado por meio de um jogo que simula o funcionamento do chão de fábrica de uma empresa. Os participantes devem, ao longo da atividade, aplicar as ferramentas e conceitos de manufatura enxuta para melhorar os resultados e aumentar a eficiência do negócio.

O objetivo do treinamento é possibilitar a vivência dos participantes nos princípios do lean manufacturing (manufatura enxuta) e de lean office, estimulando e desmistificando sua aplicação de forma lúdica e inovadora na rotina das empresas.

Essa metodologia de jogos para a disseminação da cultura Lean está inserida na Metodologia SENAI de Educação Profissional (MSEP), instituindo um modelo dinâmico na aplicação dos conhecimentos de modo sistêmico. Ela estimula os participantes a desenvolverem capacidades e competências requeridas pelo mundo do trabalho, integrando teoria e prática.

Ao final, os jogadores estarão aptos a aplicar os fundamentos e capacidades em sua prática profissional, onde os objetivos traçados e as ações a serem executadas estão baseadas nos preceitos de minimização dos custos para maximização dos resultados através da utilização de ferramentas lean, que obedecem a busca de otimização operacional e de recursos.

Relacionadas

Leia mais

SENAI forma profissionais para trabalhar na construção de parque de energia eólica
Para indústria, aumento da competitividade passa por mais pesquisa e inovação
Confiança do empresário da construção é a maior  dos últimos 10 anos, informa pesquisa da CNI

Comentários