CNI e IEL assinam acordos que incentivam pesquisas e projetos de inovação no Brasil

Quatro acordos foram assinados com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Parcerias foram firmadas durante reunião da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), em São Paulo

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) firmaram novos compromissos de promoção e pesquisa em inovação na manhã desta sexta-feira (31), durante reunião da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), em São Paulo. Quatro acordos foram assinados com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A cooperação com o MDIC se dará em duas frentes. Um dos acordos reforça o suporte ao Programa InovAtiva, que visa impulsionar as startups brasileiras, por meio de seleção de projetos e ações de capacitação. O documento prevê também a realização de estudos e propostas de políticas para estimular as empresas de base tecnológica no Brasil.

No segundo contrato de cooperação, MDIC, CNI e IEL aliam-se à Apex-Brasil para  ampliar as ações do programa Innovate in Brasil. O programa tem o objetivo de projetar internacionalmente a imagem do Brasil como um destino para investimentos em inovação. Os parceiros desenvolverão, ainda, pesquisas e estratégias para atrair centros de P&D ao Brasil.

FORTALECIMENTO - Durante a reunião, o IEL renovou o compromisso com o CNPq no Programa Inova Talentos, de seleção, capacitação e colocação de pessoal qualificado nas empresas para executar projetos de inovação. O acordo prevê também o Inova Global, que visa aumentar a conexão e o relacionamento da indústria brasileira aos centros de inovação ao redor do mundo.

A parceria firmada entre a indústria e o CGEE é bastante ampla e traz possibilidade de estudos e ações conjuntas sobre a gestão de inovação no Brasil, mas o destaque vai para o projeto que construirá um indicador de inovação nas empresas brasileiras. “Os acordos fortalecem o desenvolvimento dos programas de apoio à inovação no país e demonstram o empenho das instituições nessa agenda”, afirmou o diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi.

Relacionadas

Leia mais

Trabalhos inscritos no Prêmio CNI de Jornalismo serão avaliados por nove profissionais de diferentes meios e veículos
Novo barco escola do SENAI forma primeira turma nos rios da Amazônia
SENAI apresenta competidores que representarão o Brasil na olimpíada mundial de profissões

Comentários