Brasil Indústria: mais saúde, educação e inovação para a indústria brasileira

Nesta semana, as Federações das Indústrias investiram em educação, inovação, pesquisas e muito mais. O crescimento industrial está atrelado a mais emprego e melhores oportunidades para os trabalhadores

Nesta semana, a indústria investiu em em educação, emprego, pesquisa e saúde dos trabalhadores. Por isso, o Brasil Indústria, coluna semanal da Agência CNI de Notícias, traz toda sexta-feira as principais ações do que aconteceu na indústria dos estados. Vem conferir!

Em destaque: InovaçãoEconomiaEngenhariaEducação executivaPrivatizaçãoTrabalho intermitente

O principal destaque da semana foi na capacitação de trabalhadores, na educação dos jovens e no desenvolvimento profissional. O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) juntam esforços para proporcionar novas oportunidades de cursos, eventos, webinar e muito mais para colaboradores. 

No Instituto Euvaldo Lodi (IEL), as ações foram voltadas para aumento da empregabilidade e inserção de jovens e estudantes no mercado de trabalho. 

Educação o primeiro ingrediente para uma indústria +capacitada

O SENAI-MT reabriu as portas na quarta-feira (01), após 15 meses. Durante cerimônia, que reuniu autoridades e sindicatos das indústrias locais, a instituição anunciou a abertura de inscrições para cinco cursos gratuitos de qualificação e aperfeiçoamento profissional, em parceria com a prefeitura municipal.  Para saber mais sobre a reabertura, entre no site da FIEMT. 

Em São Paulo, a SESI de Americana oferta gratuitamente o curso de Programação e Robótica, dedicado à comunidade local de baixa renda. Alunos do SESI-SP interessados em aprofundar conhecimentos além da prática curricular também puderam se inscrever. As vagas estão lotadas, mas ao longo do ano, outras oportunidades estarão disponíveis. Para acompanhar os detalhes dessa ação e ficar atento para as próximas, entre no site do SESI-SP

O SESI-BA tem sete equipes classificadas para a Olimpíada Brasileira de Robótica. Estudantes vão representar estado na etapa nacional da competição, que será realizada no período de 11 a 15 de outubro. O evento, realizado de forma virtual, reuniu competidores com idades entre 8 e 19 anos, que tiveram como desafio programar robôs para realizar, de forma autônoma, o resgate de vítimas de um desastre. Confira a matéria completa! 

Além de taxa zerada para adesão, a matrícula ainda inclui o material didático próprio do SESI e o fardamento.

No Ceará, a partir de 1º de setembro estão abertas as matrículas do ano letivo de 2022 nas Escolas SESI SENAI Parangaba, em Fortaleza; Juazeiro do Norte; e Sobral. As vagas disponíveis para toda comunidade são para os Ensino Fundamental I e II e Novo Ensino Médio. Dependentes de colaboradores da indústria podem participar da seleção para concorrer às vagas na gratuitidade para o Novo Ensino Médio. Saiba mais! 

No Alagoas, uma parceria entre o SENAI-AL e a Usina Coruripe está provocando mudanças no campo em Alagoas e fortalecendo o empoderamento feminino. Vinte e oito mulheres acabam de concluir os cursos de Tratorista e de Operadora de Colheitadeira, na Unidade Integrada SESI SENAI de Arapiraca, e estão aptas para atuar no mercado de trabalho. 


“O curso foi uma transformação social em minha vida, pois, contribuiu com a minha motivação e mostrou que a classe feminina tem um potencial para executar todas as atividades da empresa”, disse Juliana Alves Mendonça, uma das mais novas operadoras de colheitadeira de cana do mercado.


A iniciativa também utiliza seu capital humano como principal ativo, por meio da inclusão. Além de mudar paradigmas, os cursos do SENAI acompanham a tendência da indústria 4.0, que se caracteriza pela modernização dos processos. Para saber mais, entre no site do SENAI-AL

Vinte e oito mulheres acabam de concluir os cursos de Tratorista e de Operadora de Colheitadeira, na Unidade Integrada SESI SENAI de Arapiraca.

Na FIETO, com o objetivo de profissionalizar, principalmente o público jovem de Porto Nacional com cursos profissionalizantes e facilitar o ingresso no mercado de trabalho, a Fundação Municipal da Juventude de Porto Nacional realizou duas aulas magnas para os 160 jovens inscritos nos cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pela Prefeitura Municipal. Para saber mais do evento, entre no site da FIETO

No SENAI do Pará, vem aí a II Maratona de Inovação Tecnológica da Eletronorte. Sob coordenação do Departamento de Inovação Tecnológica e Eficiência Energética da Empresa, que irá acontecer entre 21 a 23 de setembro. O evento é dirigido aos colaboradores das diretorias de Operação e Manutenção e de Engenharia. Para fazer sua inscrição, entre no site do SENAI-PA

No Amapá, para garantir segurança no ambiente de trabalho e capacitar funcionários da indústria, o SENAI do Amapá ministrou aperfeiçoamento profissional nas Normas Regulamentadoras (NR) 10 e 23. Os colaboradores da mineradora CADAM e da Companhia Energética do Jari receberam instruções para solucionar possíveis problemas na atividade laboral. O treinamento aconteceu de forma semipresencial no Centro de Formação Profissional do Vale do Jari e abordou temáticas sobre como evitar acidentes e riscos laborais, e noções de segurança e saúde. Para saber mais, entre no site

Também foi apresentado, de maneira prática, o manuseio de extintores de incêndio e equipamentos de proteção individual.

O IEL de Pernambuco lança sua mais nova vertente de capacitação empresarial: a Escola de Negócios. Com aulas ao vivo e online, os cursos foram totalmente adaptados para o momento atual e preparados para proporcionar networking entre os participantes. Até o fim deste ano, serão mais de 50 treinamentos ofertados, cujas abordagens vão desde a Gestão da Produção até as técnicas de negociação comercial e empresarial para a gestão de negócios. Informações no site do IEL-PE.

Ainda no estado, os cursos disponíveis para o mês de setembro são: 

  • Técnicas de Negociação Comercial e Empresarial - 20 a 24 de setembro
  • RH 4.0: Transformação Digital na Gestão de Pessoas – 13 a 16 de setembro
  • Gestão Estratégica de Vendas – 20 a 23 de setembro
  • Programa Gerenciamento de Projeto: Planejamento, Controle e Execução – 21 de setembro a 15 de outubro

Para conferir todas as oportunidades, entre no site do SENAI-PE

Indo para o Sul do país, no SESI do Paraná, para colaborar com a mudança do cenário de capacitação dos trabalhadores e em atenção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade, o Sistema FIEP realiza a 2ª edição do Selo SESI Indústria Parceira da Educação. A iniciativa, que é gratuita e visa contribuir com uma educação de qualidade no Paraná, está com inscrições abertas até o dia 30 de setembro. Para saber mais, entre no site do SESI-PA. 

Além disso, visando auxiliar os jovens na escolha da profissão e como começar a carreira, o SENAI no Paraná promoveu a primeira edição da Feira de Profissões On-line. Para assistir, basta acessar o link pela área de eventos do portalods.com.br ou clicar direto no link.

O segundo ingrediente para uma indústria de sucesso é INOVAÇÃO! 

O SENAI do Paraná lança o primeiro Programa de Residência em Ciência de Dados para Cidades Inteligentes do Brasil, pós-graduação com duração de 12 meses que tem o objetivo de unir os dados gerados pelas cidades, órgãos e indústrias para tornar a vida de todos mais prática e fácil. Saiba mais no site da federação.

Em Minas Gerais, está sendo realizada, até dia 16 de setembro, a Feira Internacional em Nuvem para Comércio de Serviços China-Brasil 2021 (CIFTIS China-Brasil). O intuito do evento é promover a parceria estratégica, o intercâmbio bilateral e a cooperação pragmática entre a China e o Brasil. Todas as informações no site da FIEMG.

Na capital do país, a FIBRA, em parceria com o advogado Miguel Eyer Nogueira Barbosa, lançou o Guia Para a Lei Geral de Proteção de Dados. O documento apresenta de forma prática e resumida informações sobre como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) afeta os negócios e quais mudanças as empresas devem promover para estar de acordo com a legislação.

Em Santa Catarina, estudantes de aprendizagem industrial em todo o estado participam da fase catarinense do Grand Prix SENAI de Inovação, no qual os competidores são instigados a apresentar resolução de desafios para demandas reais da indústria. O tema em 2021 será Gestão Visual Andon 4.0, que foi proposto pela Tupy, indústria sediada em Joinville e que é apoiadora desta edição, juntamente com a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII). Confira a matéria completa no site da FIESC

No total, estão inscritos 825 alunos, que representam 34 escolas do SENAI em Santa Catarina; 124 docentes atuarão como mentores.

Saúde e qualidade de vida são o terceiro ingrediente do sucesso! 

No Mato Grosso do Sul, o SESI-MS vem trabalhando para ajudar as empresas a se manterem abertas, garantindo o funcionamento e, consequentemente, a empregabilidade dos funcionários durante a pandemia de COVID-19. Apesar de a vacinação estar avançada no Estado, os protocolos de biossegurança ainda precisam ser mantidos e só este ano, de janeiro a agosto, o SESI-MS já realizou o atendimento de 2.099 empresas com consultorias de combate à Covid-19. Saiba mais no site da FIEMS

No Rio Grande do Sul, em promoção da Prefeitura de Caxias do Sul, com apoio do SESI-RS, foram vacinadas 410 pessoas nos estádios do Juventude e do Caxias na tarde desta quarta-feira. No total, o SESI-RS já vacinou 13,5 mil pessoas contra Covid-19 em Caxias do Sul. Para saber mais, entre no site da FIERGS.

No Goiás, a FIEG + Solidária promove nova rodada de distribuição de alimentos. A ação foi feita no dia 30 de agosto, com a distribuição de donativos e máscaras descartáveis a instituições filantrópicas, na Casa da Indústria. Desta vez, as entidades assistidas no “drive-thru social” foram: Centro Educacional do Evangelho Casa de Ismael, Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Itapirapuã, Casa Santo Antônio dos Pretos e Assembleia de Deus Ministério Livres. Para acompanhar os movimentos do projeto, entre no site da FIEG

Já no Mato Grosso, em agosto, mais de 500 pessoas receberam as ações do programa, desenvolvido pelo SESI-MT com foco em saúde e segurança. Para o técnico de Segurança do Trabalho Gilson Cristani, a iniciativa é de muita relevância para os trabalhadores já que proporciona acesso a serviços que muitos não têm com facilidade, como exames oftalmológico, e podem ainda tirar dúvidas sobre saúde e alimentação saudável.


“A atenção que o Sesi e o programa nos dão é muito importante para o desenvolvimento das nossas atividades e produtividade”, pontuou.


Para conhecer mais sobre o programa, entre no site da FIEMT. Confira a matéria completa do SESI-MT. 

Em Cuiabá, cerca de 320 colaboradores das empresas Pantanal Pneus (Vipal), Convenience Medical, Plasmel Indústria e Com. de Plástico e Mundial Aço foram atendidos pela equipe do SESI.

O último ingrediente, o elemento X, para a fórmula secreta é... OPORTUNIDADES e AÇÕES!

Em MG, é impossível, para quem transita pelo centro de Beagá, deixar de notar um dos prédios mais bonitos e preservados da capital mineira. Localizado na Praça da Estação, as antigas instalações da Estrada de Ferro Central do Brasil é uma joia do estilo arquitetônico da década de 1920 e também, o registro de um período áureo da jovem cidade. 

Atualmente, o consagrado prédio abriga o SESI Museu de Artes e Ofícios (SESI MAO), é um espaço dedicado a preservar, na memória da sociedade, os antigos ofícios que movimentaram a vida e a economia mineira. Com um acervo de mais de 2,5 mil peças originais dos séculos XVIII ao XX, é possível ver instrumentos, utensílios, ferramentas, máquinas e equipamentos que, assim como as antigas ferrovias, nos levam para uma viagem. 

Se você está curioso, o melhor está por vir: toda essa riqueza de nossos antepassados está disponível para visitas gratuitas, mediadas por uma equipe especializada. O espaço retomou suas atividades presenciais e agora você pode visitar o acervo do museu. Saiba mais no site da FIEMG

Ainda, para os trabalhadores de Minas Gerais, venha participar da nova edição do Bazaar! Indústria da moda. São produtos de 12 marcas, algumas que expuseram no Minas Trend, dos setores de bijuterias, calçados, bolsas e vestuário. Moda e preços baixos juntos! O Bazaar! Indústria da moda será realizado de 8 a 10 de setembro, de 11h às 19h, na Galeria Térreo da sede da FIEMG, em Belo Horizonte. Participe!

O Bazzar será realizado seguindo todas as recomendações de higienização e medidas preventivas em relação à Covid-19.

No Paraná, cm objetivo de oferecer uma preparação para a WorldSkills International (WSI). Para participar, foram convidados medalhistas de WorldSkills na categoria #53 Computação em Nuvem. O Brasil foi representado pelo SENAI Paraná em Londrina, por meio do aluno competidor Thiago Rocha de Araújo. O resultado foi divulgado na terça-feira, 31 de agosto, e o Brasil foi o grande vencedor, seguido por Singapura com prata e Taiwan com bronze. Saiba mais!

Em Pernambuco, de acordo com a pesquisa de egressos do SENAI-PE, divulgada no último mês de agosto, oito em cada dez estudantes dos cursos técnicos da rede estão empregados um ano após o término do curso. O indicador aumentou 2,4 pontos percentuais na comparação entre os anos de 2020 e 2021, chegando a marca de 80,5%. Além disso, a pesquisa também comparou o ganho mensal médio obtido pelos profissionais antes e após o término do curso técnico e identificou um incremento de 31,2% na renda dos recém-formados.

No SESI-PA, duas escolas do SESI Pará foram destaque na edição 2021 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Juntas, a Escola SESI Castanhal e SESI Marabá ganharam 29 medalhas na competição. 


“Com isso os alunos poderão praticar mais e nossa meta é ir atrás das medalhas de ouro”, afirma Janaína.


O objetivo da OBA é levar a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens. De acordo com a professora Janaína Soares, que acompanhou o treinamento dos alunos, a escola agora prevê a criação do clube de astronomia e astrofísica. Confira a matéria completa no site da FIEPA

Relacionadas

Leia mais

CNI lança GT Brasil-Reino Unido em busca de avanços em acordos e nas relações comerciais
Abertas as inscrições para projetos com foco em segurança e saúde no trabalho na indústria
Emprego na indústria completa 12 meses seguidos de crescimento

Comentários