Abertas as inscrições para projetos com foco em segurança e saúde no trabalho na indústria

Startups têm até 16 de setembro para enviarem suas propostas. As regras do edital estão disponíveis na Plataforma Inovação para a Indústria

Funcionário da empresa de engenharia usando máscara contra poeira e o vírus Covid-19. Usa um smartphone para controlar o trabalho
Para participar, é só enviar a ideia pela Plataforma, seguindo normas e cronogramas específicos de cada categoria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com inscrições abertas para pesquisas e projetos em inovação voltados para segurança e saúde no trabalho na indústria. As inscrições fazem parte da categoria Startup.tech, disponível na Plataforma Inovação para a Indústria.

Startups, micros e pequenas empresas de base tecnológica interessadas em solução e desafios propostos por médias e grandes indústrias podem contar com essa oportunidade. Empresas interessadas podem se inscrever até o dia 16 de setembro.

A categoria Startup.tech é uma oportunidade para promover a conexão entre a oferta de startups ou empresas de base tecnológica com a demanda de indústrias (Médias e Grandes Empresas), tendo espaço propício (Habitas de Inovação do SENAI), bem como processo guiado por um Instituto SENAI de Inovação ou de Tecnologia.

Os Departamentos Regionais do SENAI, que possuam Institutos SENAI de Inovação ou de Tecnologia, poderão aderir a esta categoria – por meio de termo de adesão – lançando chamadas regionais do Startup.Tech apresentando temática e habitat disponível, com regramentos específicos.

O diretor geral do SENAI, Rafael Lucchesi, ressalta a importância de investir em pesquisa e inovação em conjunto com startups e empresas em busca de soluções inovadoras para solucionar problemas apontados pela indústria brasileira que impactam no crescimento e desenvolvimento de todos os setores.


A Plataforma Inovação para a Indústria é uma excelente oportunidade para promover a aproximação entre os pequenos negócios e as médias e grandes empresas. O desenvolvimento de pesquisas traz um novo conceito para indústria, além de tornar a cadeia mais inovadoras e competitivas, destacou.


A chamada Startup.tech Segurança e Saúde terá apoio financeiro não reembolsável sob forma de cooperação. As instituições selecionadas contarão com o apoio da rede de Institutos de Inovação e Tecnologia do SENAI e Habitats de Inovação do SENAI Paraná, propiciando espaço, apoio, orientação e processo guiado, potencializando conexões de valor, oportunizando projetos e alavancando a competitividade da indústria e dos ecossistemas de inovação.

O SENAI irá selecionar sete projetos que tragam direcionamento e resultados para a indústria solucionar problemas como redução dos números de acidentes de trabalho; controle e monitoramento de doenças transmissíveis, como a Covid-19; gestão inteligente de dados de saúde e segurança do trabalhador; estruturas inteligentes e eficientes para melhorar o ambiente laboral; dados na nuvem entre outros. Ao todo, R$ 1,5 milhão serão destinados para essa chamada de inovação.

Como participar

A Plataforma Inovação para a Indústria está aberta à participação de empresas do setor industrial de todos os tamanhos, inclusive startups de base tecnológica. Para participar, é necessário enviar a ideia pela Plataforma, seguindo normas e cronogramas específicos de cada categoria.

Acesse aqui o regulamento

A Plataforma Inovação para a Indústria é uma iniciativa do Sistema Indústria para financiar o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, além de promover a otimização da segurança e saúde na indústria.

Criada em 2004 como Edital SENAI SESI de Inovação, a iniciativa já selecionou mais de mil projetos inovadores, nos quais foram investidos mais de R$ 817 milhões. As propostas escolhidas recebem recursos e apoio para desenvolvimento de uma prova de conceito, passando por processos de validação, de protótipo e de teste na rede de inovação e tecnologia do SENAI.

Relacionadas

Leia mais

6 serviços incríveis do SENAI para indústria brasileira
SESI oferece cursos online em segurança e saúde no trabalho
Abertas as inscrições para o lançamento do 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

Comentários