Aproximação entre academia e empresas propicia ambiente mais favorável à inovação

Em bate-papo virtual, representantes do IEL e da Oxiteno debateram a contribuição do programa Inova Talentos para o desenvolvimento de uma cultura inovadora e de valorização da ciência no ambiente corporativo

A integração entre o ambientes acadêmico e corporativo têm potencial para o desenvolvimento de uma cultura de inovação e de valorização da ciência nas empresas. Os benefícios dessa aproximação foram debatidos na sexta-feira (24), no webinar Recursos Humanos: Qualificados para atuação em projetos de inovação promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) com a Oxiteno, empresa parceira do programa Inova Talentos.

De acordo com o superintendente nacional do IEL, Eduardo Vaz, participante da conversa online, a aproximação das empresas com centros acadêmicos possibilita o ganho de novos mercados. “O programa Inova Talentos do IEL, desenvolvido, em parceria com o CNPq realiza essa conexão há mais de 6 anos. A atuação de graduados, mestre e doutores em projetos de pesquisa se transforma em produtos e soluções”.

O pesquisador Sênior da área de Gestão de Inovação da Oxiteno, Túlio Zozolotto, utiliza essa ferramenta de RH desde a criação do Inova Talentos, quando ainda atuava na Natura e reforçou a importância da participação de bolsistas em projetos de inovação.

“Em ambas empresas, mais de 70 bolsistas passaram pela minha gestão e recentemente na Oxiteno, empresa química brasileira de atuação global, foi contratada uma bolsista como pesquisadora. Além disso, estamos em processo de seleção para 4 vagas de bolsista, sendo um mestre para a área de automação e três doutores para nossas frentes de pesquisa avançada”, informa o pesquisador.

O facilitador de Desenvolvimento Humano do instituto, Rodrigo Suzuki disse sobre a importância da inclusão de bolsistas no ambiente corporativo e no seu desenvolvimento profissional. “O ingresso do jovem talento na organização cria um ambiente favorável para a inovação e o respeito adquirido como pesquisador é a porta de entrada do bolsista na organização.” 

A apresentação foi concluída com várias perguntas de participantes. O IEL encaminhará material informativo do programa aos participantes do webinar.

Programa Inova Talentos

O edital do programa está aberto até 2022 para as empresas; Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs); órgãos do governo e entidades do terceiro setor interessados em transformar pesquisa em produtos e soluções. A partir dos projetos inovadores das organizações analisados pelo CNPq, o IEL se responsabiliza pelo recrutamento, seleção, capacitação e acompanhamento dos graduados, mestres e doutores. 

Compete às organizações orientar sobre a formação e competência dos candidatos, escolher o finalista e fornecer a tutoria ao bolsista.

Relacionadas

Leia mais

Indústria do plástico doa 25 milhões de produtos descartáveis a hospitais
As mais lidas na Agência CNI de Notícias
Rede SESI usa Minecraft para estimular envolvimento de alunos em época de ensino  a distância

Comentários