Acordo prevê aumento do intercâmbio de brasileiros na Alemanha

A secretária-geral do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), Dorothea Rüland, assina acordo para aumentar o intercâmbio de brasileiros na Alemanha a partir de 2012

A secretária-geral do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), Dorothea Rüland, assina na próxima segunda-feira, 19 de setembro, no Rio de Janeiro, às 11h30, acordo para aumentar o intercâmbio de brasileiros na Alemanha a partir de 2012, por meio programa do governo brasileiro Ciência sem Fronteiras.

A parceria será oficializada durante o Encontro Econômico Brasil-Alemanha, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e sua congênere alemã, Bundescerband der Deutchen Industries (BDI),  e organizado pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). O encontro, que ocorrerá no Armazém 3 do Pier Mauá,  prossegue até o próximo dia 20 de setembro.

Participarão da assinatura os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Claucius Oliva, e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães.

O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo. O orçamento do órgão é superior a 300 milhões de euros, beneficiando mais de 57 mil estudantes anualmente.

O trabalho conjunto entre o DAAD e as agências brasileiras é realizado há mais de 40 anos. Atualmente, cerca de dois mil estudantes e pesquisadores brasileiros frequentam universidades e institutos de pesquisas na Alemanha.

Ciência sem Fronteiras - O programa Ciência sem Fronteiras tem como objetivo promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, além da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação.

O programa,  lançado ano passado pelo governo, prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos. A iniciativa é dos Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação, por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Relacionadas

Leia mais

EEBA: FIRJAN lança versão em alemão do Decisão Rio 2011-2013
Rio é sede de Encontro Brasil-Alemanha

Comentários