Abertas as inscrições para imersão na Finlândia e na Alemanha

Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação leva executivos, pesquisadores brasileiros para conhecer tendências tecnológicas e oportunidades de negócios e parcerias com centros tecnológicos

Empresas e executivos interessados em conhecer novas tendências tecnológicas e prospectar negócios e parcerias em importantes centros de inovação da Europa podem se inscrever no Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação, promovido pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). As próximas imersões presenciais ocorrerão entre os dias 4 e 7 de outubro, na Alemanha, e 10 a 13 do mesmo mês, na Finlândia. Interessados podem se inscrever aqui e as vagas são limitadas.

As imersões serão realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Instituto Fraunhofer - mais renomada rede de pesquisa aplicada da Europa –, a Business Finland e a AHK (Câmara de Comércio da Alemanha), Pela iniciativa, líderes empresariais, representantes de governo e da academia terão a oportunidade de conhecer de perto o ecossistema dos países e entender motivo de os dois serem referência em educação, empreendedorismo, inovação e ESG, entre outros temas relevantes para o desenvolvimento sustentável de economias.


“O programa busca criar oportunidades para que o empresariado se atualize em relação aos temas de maior relevância para a competitividade de seus negócios. Também estimulamos a cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), seja no Brasil ou no exterior", ressaltou a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio.


Na Alemanha, imersão terá como foco a economia verde

A imersão na Alemanha terá como eixo temático a economia verde. As visitas englobarão os principais atores do ecossistema de inovação do país, entre eles centros de pesquisa como o Fraunhofer IGB, Franunhofer ICT, e o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe. No roteiro, haverá visitas aos centros de inovação da Bosch e da BASF, nas quais os participantes conhecerão projetos em inovação das empresas, como as aplicações do hidrogênio verde. dentre outras empresas e instituições governamentais.

A Alemanha é o décimo país mais inovador do mundo segundo o Global Innovation Index 2021, oitavo no Global Energy Innovation Index 2021, e em também décimo no Global Sustainable Competitiveness Index 2021.

A imersão na Alemanha terá como eixo temático a economia verde

Conectividade, computação quântica e bioeconomia na imersão da Finlândia

Na Finlândia serão visitadas empresas líderes de mercado e centros de pesquisa dedicados a novos bioprodutos, soluções sustentáveis em energia, conectividade de 5G e 6G, máquinas autônomas e computação quântica. Na imersão, os participantes terão a oportunidade de conhecer inovações e melhores práticas no país, que é líder europeu em competitividade digital e detém o melhor ecossistema de negócios do mundo.

Assim como a Alemanha, a Finlândia está entre os países mais inovadores do mundo, ranqueada em sétimo entre 132 economias segundo o Global Innovation Index 2021, em primeiro no Global Energy Innovation Index 2021, e em segundo na Global Sustainable Competitiveness Index 2021.

O que você encontra em uma imersão

Mais de 600 pessoas já participaram das 25 imersões organizadas em diversas regiões do Brasil e do mundo. A última, realizada em junho deste ano, reuniu delegação de mais de 40 empresários, gestores de empresas e pesquisadores em Israel.

A inscrição inclui workshop de alinhamento conceitual, visitas técnicas orientadas aos temas de interesse da delegação, caderno técnico com agenda detalhada, dados sobre os locais visitados e perfis dos anfitriões, transporte terrestre durante as visitas técnicas, seguro-viagem para o grupo, bem como suporte técnico e acompanhamento da equipe CNI durante toda a imersão. A imersão também oferece serviço de tradução simultânea e certificado digital de participação.

As imersões são marcadas por apresentações das tecnologias que estão na vitrine e das inovações que vêm sendo desenvolvidas, além da troca de experiências entre participantes, palestrantes e representantes dos locais visitados. Muitas dessas visitas resultam em parcerias empresariais ou mesmo despertam nos gestores e empresários ideias a serem implementadas.

Relacionadas

Leia mais

Vencedores do Prêmio Nacional de Inovação contam experiência de imersão em  Israel
Conheça os vencedores do Prêmio Nacional de Inovação
O que você vai encontrar em uma imersão?

Comentários