FIRJAN leva empresários alemães para visitar a UPP do Morro da Providência

Grupo visitou os programas sociais do SESI Cidadania: Atletas do Futuro e Indústria do Conhecimento

O Sistema FIRJAN levou empresários alemães para visitar a sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Morro da Providência, ontem à tarde, logo depois do encerramento do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que aconteceu no Píer Mauá. O grupo, acompanhado de uma intérprete, conheceu o programa social Indústria do Conhecimento, do SESI Cidadania, um espaço dedicado ao estudo com biblioteca e acesso a computadores e internet.
 
O Morro da Providência foi a primeira comunidade a receber o programa SESI Cidadania, que também oferece aos moradores cursos profissionalizantes de cozinha industrial, educação básica da alfabetização ao ensino médio, além de aulas de informática, inglês e espanhol.
 
O empresário alemão Hans Dorfler, de 62 anos, que trabalha no setor automotivo, confessou que estava receoso antes de começar a visita, mas contou que ficou encantado ao notar o sucesso das ações sociais e da UPP na Providência. “Estou muito feliz com o que estou vendo, cheguei a pensar que não fosse verdade”, diz Dorfler. “Vejo as UPPs e os programas sociais como um momento chave, uma espécie de antes e depois do Rio”, disse a brasileira Ligia Maia-Berndt, de 43 anos, que mora na Alemanha há 26.
 
Dono de uma empresa alemã que presta consultoria industrial, Wolfgang Patzlaff, de 72 anos, ficou empolgado ao conversar em inglês com o estudante João, de 7 anos, morador da Providência. O menino acessava a internet quando o grupo chegou à Indústria do Conhecimento. “O inglês dele é ótimo”, elogiou.
 
Os empresários conheceram também o programa Atletas do Futuro, na Vila Olímpica da Gamboa, que oferece aulas esportivas como vôlei, natação, futebol e judô. O grupo visitou ainda uma unidade móvel de solda, onde 14 alunos podem aprender, ao mesmo tempo, técnicas de soldagem em aulas gratuitas promovidas pelo SESI Cidadania. “Nosso objetivo é facilitar o acesso dos moradores à educação básica e a cursos profissionalizantes, para que eles possam ser inseridos no mercado de trabalho”, disse José Humberto de Assis Chaves, coordenador do SESI Cidadania no Morro da Providência.

Relacionadas

Leia mais

EEBA: FIRJAN lança versão em alemão do Decisão Rio 2011-2013
Debate acalorado sobre mobilidade urbana no EEBA
FIRJAN e Sindicatos do RJ visitam o SENAI CETIQT

Comentários