Ferrovia Norte-Sul precisa ser interligada a outras ferrovias para integrar logística nacional

Estudo elaborado pela CNI indica que a ferrovia induzirá crescimento no transporte de cargas do interior do país

Quando concluída, a Ferrovia Norte-Sul consolidará a espinha dorsal do transporte ferroviário brasileiro. Mas é preciso antes tocar as obras de novas ferrovias e integrar a malha ferroviária para permitir o escoamento da carga oriunda do interior do país. Só o mercado exportador de grãos da região Centro-Oeste, por exemplo, passará a ter acesso a cinco portos da regiões Norte e Nordeste para embarcar cargas hoje movimentadas sobre rodovias.

A conclusão é do estudo  A Ferrovia Norte-Sul e a integração nacional, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O trabalho conclui que, uma vez finalizada, a via induzirá um grande crescimento no transporte de cargas do interior do país para exportação e na movimentação de cargas entre regiões do país. Os principais produtos a serem movimentados são soja, farelo e óleo de soja, milho, cana-de-açúcar, etanol, açúcar, papel, celulose e minerais.

Para isso, o estudo considera necessário concluir a Ferrovia Transnordestina, que dará acesso aos portos de Pecém (CE) e de Suape (PE); a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que liga o interior da Bahia ao porto de Ilhéus (BA); construir a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), entre Mato Grosso e Goiás, melhorando o transporte na principal região produtora de grãos do país.

O prolongamento da Ferrovia Norte-Sul entre Açailândia (MA) e Barcarena (PA), no entanto, é um dos passos mais relevantes para consolidá-la como grande eixo da logística nacional. Com este trecho, estabelece-se uma rota do centro do país até o porto de Vila do Conde (PA), importante saída para exportação marítima para a Europa e para a Ásia, pelo Canal do Panamá. Com este trecho, pode-se quintuplicar o volume de carga transportado na Norte-Sul, em 2013, que foi de 3 milhões de toneladas úteis.

Estimativa de demanda de cargas em toneladas úteis
(trecho Açailândia - Barcarena)

Produto 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023
Açúcar 20 41 63 85 108 110 112
Álcool 20 42 66 92 121 126 131
Carvão mineral 20 42 65 89 115 119 122
Cimento 22 47 74 105 138 146 154
Complexo de soja 31 66 104 147 193 204 215
Conteiner 29 61 94 131 170 176 183
Milho 17 35 54 74 96 99 102
Minério de ferro - - - - - - 6.000
Outros minerais e metais 908 1885 2934 4059 5265 5463 5668
Outros produtos do agronegócio 40 84 130 180 233 241 250
Papel e celulose 26 54 86 122 162 171 181
Petróleo, derivados e químicos 140 289 450 621 804 833 863
Siderurgia 51 107 167 232 301 313 326
Veículos 0 1 1 2 3 3 3
Total 1.324 2.754 4.288 5.939 7.709 8.004 14.310

SAIBA MAIS - O estudo A Ferrovia Norte-Sul e a Integração Nacional também apresenta informações sobre o cenário atual das obras de construção, a qualidade do sistema ferroviário brasileiro, os projetos de expansão das cargas movimentadas na ferrovia, e as possibilidades de interligação com outros modais. Acesse a publicação e faça o download.

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