Conclusão da BR-163 retiraria 3,5 milhões de toneladas de carga, por mês, dos portos do Sul e Sudeste

Documento da CNI aponta que a conclusão da rodovia Cuiabá-Santarém é essencial para consolidar uma saída setentrional para a produção de grãos do Mato Grosso, especialmente para as safras de soja e milho

A conclusão das obras da BR-163, também conhecida como rodovia Cuiabá-Santarém, pode ajudar a diminuir o problema de congestionamento nos portos mais demandados do país, os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR). Segundo dados do documento "BR-163 Quebra de paradigma no transporte do Comércio Exterior" (download ao final da página), feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a conclusão da rodovia facilitaria o escoamento de 3,5 milhões de toneladas de carga por mês, fluxo que atualmente segue para portos do Sul e do Sudeste.

O documento da CNI aponta que a conclusão da rodovia é essencial para consolidar uma saída setentrional para a produção de grãos do Mato Grosso, maior produtor agrícola do país, especialmente para as safras de soja e milho.

Num período de três meses de escoamento da safra, por exemplo, a rodovia retiraria 10,5 milhões de toneladas, equivalente a 45% das exportações de grãos feitas em 2012 pelo Porto de Santos, principal rota de exportação do agronegócio – que exportou 23,1 milhões de toneladas de grãos em 2012.

RADIOGRAFIA - A BR-163 liga Cuiabá (MT) ao Porto de Santarém (PA), no Rio Tapajós, num percurso de 1.764 km. A região cortada pelo trajeto – acima do paralelo 16° S – respondeu por 52% da produção brasileira de soja e milho, o equivalente a 68,2 milhões de toneladas, na safra 2011/2012.

Iniciada em 1973, as obras da BR-163 só foram concluídas na parcela mato-grossense, entre Cuiabá e Guarantã do Norte, cidade próxima à divisa com o Pará. No restante, há diversos trechos incompletos e com atrasos nas obras, o que inviabiliza o escoamento da produção pelos portos de Santarém (PA) e Miritituba (PA).

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