O que é o PIB? Indústria de A a Z (Ep. #25)

Assista o novo episódio do Indústria de A a Z e saiba como o PIB é calculado, para que serve esse indicador e muito mais

Com certeza você já ouviu essas letrinhas: PIB. O Produto Interno Bruto é um dos indicadores mais importantes da economia. Mas o que ele mede? Para que ele serve? Como o cálculo é feito? O novo episódio do Indústria de A a Z responde essas perguntas.

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calcula a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país. Esse número ajuda a entender o crescimento ou a retração da atividade econômica, o ritmo da produção, a demanda por empregos, a dar uma dimensão do tamanho de um mercado e ter uma base de comparação entre os países.

Quando uma economia cresce de forma sustentável, a tendência é que os ganhos sejam divididos na sociedade. Tem mais emprego, mais consumo, novos negócios surgindo, mais inovação. Tudo isso tem um impacto sobre a vida das pessoas, inclusive na expectativa e na qualidade de vida da população, como ampliação de acesso à saúde e à educação. 

O que você vai encontrar?

Esse é o Indústria de A a Z

Todo mês temos um novo encontro por aqui. A gente traz os temas da indústria sempre de um jeito muito fácil de entender. Para acompanhar os próximos programas, é só se inscrever no nosso canal no Youtube.

Se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre um assunto, é só deixar um comentário lá no Youtube. A sua sugestão pode ser o nosso próximo vídeo!

Relacionadas

Leia mais

CNI prevê alta de 3,3% do PIB e queda de 0,5% na indústria de transformação em 2023
Acordo Mercosul-UE pode trazer R$ 500 bilhões para o PIB, diz Oliver Stuenkel
Isenção para importações de até US$ 50 reduz crescimento do PIB e empregos no Brasil

Comentários