O que é o Mercosul? | Indústria de A a Z (Ep. #26)

Assista o novo episódio do Indústria de A a Z e saiba como o Mercosul foi criado, pra que serve e muito mais

Por que brasileiros não precisam de visto ou passaporte pra ir pra Argentina, Uruguai e Paraguai? E por que nossa carteira de motorista vale nesses países? Tudo isso é graças ao Mercosul, o principal arranjo comercial do Brasil. Quer conhecer mais sobre ele? Assista o novo episódio do Indústria de A a Z!

O bloco econôimico foi criado em 1991 e é formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela também faz parte, mas está suspensa, e a Bolívia está no processo de adesão.

A moeda comum do Mercosul!

Muita gente pergunta sobre a possibilidade do Mercosul ter uma moeda comum. A resposta é que tem sim essa possibilidade, mas é algo que está longe de acontecer.

Uma das ideias discutidas é a criação  de uma moeda comum que, no começo, seria usada só pro comércio entre o Brasil e a Argentina. Depois poderia incluir outros países. Essa proposta não implicaria no fim do real e do peso argentino. As moedas continuariam existindo e sendo usadas por brasileiros e argentinos no dia a dia.  

Acordo União Europeia e o Mercosul

Em negociação desde 1999, o acordo Mercosul - União Europeia tem a intenção de formar uma das maiores áreas de livre comércio do planeta, com quase 720 milhões de pessoas e mais ou menos 20% da economia global. 

A parceria também vai  incentivar a criação de empregos e diversificar as exportações, fortalecendo a economia brasileira. Com o acordo, o imposto de importação será eliminado para mais de 90% dos bens comercializados entre os países dos dois blocos, barateando o custo de insumos para as empresas brasileiras.

As negociações foram finalizadas em 2019 e, para o acordo entrar em vigor, só falta a assinatura por ambos os lados. Quer saber saber mais detalhes? Confira a matéria "Acordo Mercosul-UE é prioridade para mais de 75% da indústria, aponta CNI".

O que você vai encontrar?

  • 00:00 - Introdução
  • 00:21 - O que é Mercosul?
  • 00:51 - Para que serve o Mercosul?
  • 01:38 - Tipos de blocos do Mercosul
  • 03:05 - Uma moeda comum?
  • 04:05 - Como surgiu o Mercosul
  • 05:08 - Mercosul deu certo?
  • 06:26 - As tantas importâncias do Mercosul
  • 08:31 - Finalização

Esse é o Indústria de A a Z

Todo mês temos um novo encontro por aqui. A gente traz os temas da indústria sempre de um jeito muito fácil de entender. Para acompanhar os próximos programas, é só se inscrever no nosso canal no Youtube.

Se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre um assunto, é só deixar um comentário lá no Youtube. A sua sugestão pode ser o nosso próximo vídeo!

Relacionadas

Leia mais

CNI pede que Mercosul continue esforço para concluir acordo com a União Europeia
Acordo Mercosul-UE é prioridade para mais de 75% da indústria, aponta CNI
Licitações: Acordo Mercosul-UE traz novas regras sobre compras públicas

Comentários