Quatro fotos que ajudam a contar a história da indústria

Neste Dia Mundial da Fotografia (19), o Geração SESI SENAI selecionou quatro fotos que ajudam a ilustrar a evolução da indústria para mostrar que imagens podem valer muito mais do que palavras

O Dia Mundial da Fotografia (19) traz à tona a importância de uma das invenções mais importantes da humanidade. Mais do que registrar um momento, a arte da Fotografia também abrange a capacidade de contar histórias através de imagens. Pensando nisso, o Geração SESI SENAI selecionou quatro fotos que ajudam a ilustrar a evolução da indústria no decorrer dos anos. 

Indústria 1.0 (1760–1840)

Crédito: Imagem de domínio público

A 1ª Revolução Industrial possui como ponto fundamental a mecanização dos processos. Ou seja, a invenção de máquinas que aceleram e substituem o trabalho humano. A principal fonte de energia é o carvão, com a utilização de máquinas a vapor e transportes a vapor, que facilitou a criação de modelos de produção em larga escala. 

Indústria 2.0 (1850–1945) 

Crédito: CNI

A 2ª Revolução Industrial teve como ponto de partida o surgimento da eletricidade e petróleo como novas formas de energia. A partir delas, o desenvolvimento das indústrias químicas e do aço foi fundamental para criação de novos inventos como automóveis, telefones e rádios. Outra característica importante foi a elaboração de modelos de produção industrial, criados por Taylor e Ford, que moldaram as diferentes indústrias da época. 

Indústria 3.0 (1950–atualmente)

Crédito: Iano Andrade/CNI

A 3ª Revolução Industrial foi marcada pelo fim da Segunda Guerra Mundial e pela descoberta da energia nuclear. As principais invenções foram os equipamentos eletrônicos e de telecomunicação, além dos computadores. Na área industrial, a invenção dos robôs, autômatos e demais máquinas automáticas também marcaram o período que teve seu ápice na corrida especial.

Indústria 4.0 (2011–atualmente)

Crédito Iano Andrade/CNI

Baseada principalmente na digitalização das informações, a quarta revolução industrial se caracteriza pela interconexão de todas as etapas de produção, com o objetivo de torná-la ainda mais eficiente. Uma das principais características é o uso de energias renováveis como a solar, eólica e geotermal, além do aprimoramento de tecnologias importantes como a Inteligência Artificial (IA).

Conheça o Geração SESI SENAI!

O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria e no canal do WhatsApp “Geração SESI SENAI”. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nosso SAC. #AquiTemGeração

Relacionadas

Leia mais

Como criar um plano de aula com o ChatGPT
Ex-aluno do SENAI relata sobre importância da WorldSkills em sua carreira profissional
A inspiração de Canaã

Comentários