O referido Programa conta com uma plataforma desenvolvida para apoiar o professor no registro dos resultados das atividades lúdicas que são realizadas pelos estudantes em sala de aula. Importante destacar que essas atividades são práticas pedagógicas distintas para cada uma das etapas da educação básica, que compreende desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
A implementação do Programa nas escolas do SESI tem refletido positivamente no dia a dia dos estudantes e dos professores. Para entender melhor o impacto dessa ferramenta, conversamos com Suevilyn Guimarães, Interlocutora do Programa da Lekto no Departamento Regional do Maranhão, que nos deu algumas impressões sobre esse novo horizonte educacional.
"Como a implementação do programa LEKTO transformou a dinâmica de ensino e aprendizado nas salas de aula?”
Suevilyn Guimarães: "No DR Maranhão temos quatro escolas com a etapa do Ensino Fundamental e na escuta dos docentes que trabalham com a Lekto em sala de aula percebi a ampliação das possibilidades de verificar a aprendizagem dos estudantes, personalizando as experiências deles. É muito comum ouvir que “nNada se parece com a experiência Lekto” e ou “Isso é muito a Lekto!” na fala dos próprios estudantes, que reconhecem as práticas do programa e suas metodologias."
"Quais têm sido as maiores vantagens relatadas pelos professores ao adotar a plataforma LEKTO em seus planos pedagógicos?”
Suevilyn Guimarães: "Temos dados de que as experiências promovidas com a utilização da Lekto foram utilizadas em reuniões com os familiares, como estratégia de encantamento e demonstração do cuidado que temos ao trabalhar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais com os estudantes. Trazer a experiência para que as famílias também a experimentassem, resultou em devolutivas positivas e esclarecimentos sobre os próprios relatos dos alunos em casa, assim como a mudança de comportamento em termos de autonomia e ganhos na desenvoltura do relacionamento afetivo."
"De que maneira a LEKTO tem contribuído para o engajamento e para o desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos? Poderia citar alguma atividade experimental?”
Suevilyn Guimarães: "Temos muitas experiências para compartilhar, mas uma que foi marcante, aconteceu na escola SESI Bacabal em que a gestão aproveitou a temática da trilha para construir reforçadores para auxiliar nas possíveis demandas de ansiedade, com os estudantes que entrariam nas avaliações do programa de avaliação PASSE, no qual mobiliza toda rede.
E para esta ação acontecer, tivemos a integração entre os docentes, o psicólogo e psicopedagoga da escola que organizaram esse momento de orientação e práticas de manejos comportamentais com instrumentos."
“Qual o diferencial da LEKTO na preparação das novas gerações para o mercado de trabalho e vida em sociedade?”
Suevilyn Guimarães: "O tempo que acompanho estudantes e docentes na aplicação e trabalho com a plataforma, diria que liberdade. Não há nada mais libertador do que estimular a liberdade de expressar sentimentos e habilidades de escuta, respeito, compreensão e até mesmo quando discordam. Muitas barreiras são desconstruídas com as experiências promovidas pela Lekto."
As histórias e relatos dos envolvidos na utilização da plataforma, evidenciam o valor de adaptar-se às novas demandas educacionais do século XXI. Ao passo que a educação avança, ferramentas como a Lekto se tornam essenciais para nutrir um ambiente de aprendizado.
Conheça o Geração SESI SENAI!
O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem(SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria, no canal doWhatsApp “Geração SESI SENAI” e se inscreva em nossa Newsletter. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nossoSAC. #AquiTemGeração