Em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, saiba mais sobre as ações do PSAI

O Programa SENAI de Ações Inclusivas foi criado em 1999 com foco no preparo de unidades, materiais didáticos e docentes para qualificar pessoas com deficiência. Em duas décadas, tornou-se o programa de inclusão mais abrangente do país para o mundo do trabalho

No próximo dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data reforça os direitos de pessoas com deficiência na sociedade, mas as ações de diversidade e inclusão do SENAI acontecem durante todo ano. O Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) proporciona o acesso à educação, contribuindo para o aumento da diversidade e inclusão no mercado de trabalho.

O PSAI foi criado em 1999 pelo SENAI com foco no preparo de unidades, materiais didáticos e docentes para qualificar pessoas com deficiência. Há pouco mais de duas décadas, tornou-se o programa de inclusão mais abrangente do país para o mundo do trabalho.

As ações do PSAI envolvem:  

Pessoas com deficiência → Construção de um futuro anticapacitista na educação, trabalho e sociedade.

🏳‍🌈 Gênero → Relações de gênero e o engajamento de mulheres na ciência, exatas e tecnologia.

👴 Gerações → Equilíbrio entre as diferentes gerações, reconhecendo todas as habilidades e vivências.

🤞🏼🤞🏿🤞 Raça/etnia → Equidade racial e étnica, para valorização de todas as origens, povos e culturas.  

🌈 LGBTQIAPN+ → Desconstrução de estereótipos para que todas as pessoas LGBTQIAPN+ possam ser quem são.

Confira exemplos de iniciativas do PSAI:

  • Capacitação de profissionais com deficiência: Os alunos são direcionados pelas suas empregadoras para receber a formação inicial ou continuada.

  • Capacitação para mulheres: Atendimento do SENAI para a capacitação de trabalhadoras de grupos empresariais em diversas ocupações. 

  • PRIDE - Promovendo Direitos, Diversidade e Igualdade no mundo do trabalho: Capacitação profissional voltada para o público transgênero, na qual 70% das matrículas são afirmativas.

  • PEI: É um documento elaborado pela equipe pedagógica do SENAI para inclusão de todas as pessoas na educação profissional.

  • Instituto SENAI de Tecnologias Assistivas: Prestação de serviço e desenvolvimento de tecnologias assistivas que geram acessibilidade para empresas e indústrias.

Guia de Diversidade

Há pouco mais de um ano, o PSAI desenvolveu o Guia de Diversidade para criar espaços acolhedores e ampliar oportunidades de formação. O documento pode ser acessado através do link. Com linguagem clara e objetiva, o material desdobra cada um dos cinco pilares do programa: gênero, raça e etnia, orientação sexual, gerações e deficiência. Nele, constam dados, glossário de conceitos, dicas de convivência, mitos e até concepções, atitudes e frases que devem ser evitadas, sendo um excelente ponto de partida para quem deseja ser um agente de mudança.

“O que estamos abordando no guia deveria ser de conhecimento da sociedade há décadas, mas sabemos que ainda temos que lutar muito por equidade. Não é ação de solidariedade ou favorecimento, é dar oportunidade para que todos possam produzir e fazer sua contribuição social e econômica, em prol do desenvolvimento. Empresas que trabalham ações inclusivas têm melhores resultados. Pessoas diferentes enriquecem o mundo corporativo ao trazerem diversidade de opinião e execução”, pontuou Mateus Simões, Gerente de Educação Profissional e Superior do SENAI/DN.

Conheça o Geração SESI SENAI!

O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria, no canal do WhatsApp “Geração SESI SENAI” e se inscreva na nossa Newsletter. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nosso SAC. #AquiTemGeração 

Relacionadas

Leia mais

Geração entrevista Especialista do Conselho Nacional de Educação de Portugal
A Educação Inclusiva é para todos?
O que são os Itinerários Formativos do SENAI?

Comentários