A Educação Inclusiva é para todos?

De acordo com o Documento Orientador ‘Educação Inclusiva nas Escolas da Rede SESI’, ela não diz respeito somente às Pessoas com Deficiência, Transtornos do Espectro Autista e/ou Altas Habilidades/Superdotação

A Educação Inclusiva se define como um modelo educacional que garante o acesso, participação e aprendizagem de todos os alunos, independente de suas diferenças físicas, mentais ou sociais. O questionamento mais comum é: A Educação Inclusiva é para todos ou só para quem possui alguma necessidade específica?

De acordo com o Documento Orientador ‘Educação Inclusiva nas Escolas da Rede SESI’, ela não diz respeito somente às Pessoas com Deficiência, Transtornos do Espectro Autista e/ou Altas Habilidades/Superdotação. “Embora o propósito da educação inclusiva não seja a qualidade do ensino e, sim, o cumprimento do direito inalienável à educação, uma das maiores qualidades da inclusão escolar é que ela qualifica o trabalho pedagógico e todos saem ganhando. Quando o professor diversifica sua metodologia, por exemplo, suas aulas se tornam mais interessantes e todos os estudantes sentem-se mais motivados para aprender”, diz o documento.

A publicação também ressalta que toda vez que um professor realiza uma ação pensando exclusivamente nessas pessoas, ele agirá na contramão dos princípios da educação inclusiva.

Entretanto, o documento cita que existe um lugar onde deve ser pensado o “especial” da educação inclusiva: a sala de recursos multifuncionais, onde são feitos os atendimentos educacionais especializados. Nestes espaços, é necessário refletir o que aquele tipo de deficiência, naquela pessoa específica, demanda acessibilidade para que ela tenha asseguradas as condições de participação de aprendizagem.

Já nos demais espaços da escola, como a sala de aula, biblioteca, refeitório, área de lazer, entre outros, a inclusão deve ser estruturante do Modus operandi “de todos e para todos”.

É professor ou diretor de uma escola SESI SENAI ou especialista em educação inclusiva e gostaria de contribuir com o tema? Envie para o nosso Fale Conosco clicando aqui!

Seminário Internacional de Educação Inclusiva SESI

No dia 4 de setembro acontece o Seminário Internacional de Educação Inclusiva SESI, no SESI Jardim da Penha em Vitória - ES. O tema da edição é “Inclusão em foco: Desafios e práticas no contexto escolar” e o evento vai reunir especialistas e profissionais da área da Educação para uma discussão sobre o assunto. Acompanhe pelo Youtube do SESI

Plano Educacional Individualizado do SENAI

O SENAI também conta com um documento orientador importante sobre o assunto. O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um documento elaborado pela equipe pedagógica da instituição para a inclusão de todas as pessoas na educação profissional, bem como para a ampliação do acesso ao mercado de trabalho. Ele faz parte do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI). Saiba mais clicando no link!

Conheça o Geração SESI SENAI!

O projeto é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Acesse nossos conteúdos na Agência de Notícias da Indústria e no canal do WhatsApp “Geração SESI SENAI”. Tire suas dúvidas e compartilhe os projetos da sua unidade através do nosso SAC. #AquiTemGeração

Relacionadas

Leia mais

Como criar um plano de aula com o ChatGPT
O que são os Itinerários Formativos do SENAI?
SESI Facilita: plataforma online e gratuita auxilia gerenciamento de riscos de micro e pequenas empresas

Comentários