5 dicas para manter a saúde mental e financeira em dia!

Esse é um tema que vocês pediram para a gente. Então, o Geração SESI SENAI preparou um conteúdo especial para explicar a relação entre os dois conceitos de saúde

imagem com uma balança para representar o equilíbrio financeiro e emocional. ao fundo notas de dinheiro e moedas

A primeira coisa é entender a diferença entre saúde mental e saúde financeira! Enquanto a saúde mental é medida pela maneira que uma pessoa lida com as experiências da vida, seus desejos, ambições, ideias e emoções. A saúde financeira aborda os hábitos e comportamentos que o indivíduo tem ao lidar com o dinheiro.  

Mas, você sabia que as duas se relacionam, e muito?  

Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), o desequilíbrio nas finanças é um dos principais causadores de ansiedade e depressão. Por outro lado, quem está passando por estes transtornos também pode ter dificuldades no controle dos gastos. Assim, a pessoa também pode sofrer consequências graves no setor financeiro por estar com a mente abalada.  

Pensando sempre em trazer soluções para ajudar a nossa comunidade, o Geração SESI SENAI separou 5 dicas para manter o equilíbrio mental e financeiro. Bora dar aquela conferida?  

1 – Organize seus gastos e receitas! 

Conheça suas receitas, despesas e estabeleça metas. Coloque no papel seus objetivos e identifique os gastos essenciais e supérfluos. Como diz o ditado, o que é combinado não sai caro!  

2 – Busque um estilo de vida saudável 

Pratique exercícios físicos regulares e invista em uma alimentação de qualidade. Assim, você terá ainda mais disposição para os desafios do dia a dia e, consequentemente, mais foco nos seus objetivos, ambições e metas financeiras.  

3 – Não deixe o lazer e a diversão de lado 

Invista também no seu lazer, já que é extremamente importante para o seu bem-estar. Porém, lembre-se de planejar e ter controle de tudo para que nada saia do seu orçamento. Prefira programas que traga prazer sem apelo financeiro.   

4 – Foque no que é importante, nada de agir por impulso  

Mantenha seu foco na realização dos objetivos planejados a curto, médio e longo prazos, evitando gastos por impulso que irão desviá-lo das suas metas.  

5 – Deixe uma grana guardada  

Tenha uma reserva financeira para emergências. Mesmo que o planejamento seja perfeito, eventos não planejados podem nos pegar de surpresa, não é mesmo? Por isso é importante ter dinheiro guardado para eventuais emergências.  

Também é importante destacar que se você não se sentir forte ou disciplinado para tornar essas atitudes, busque ajuda especializada. Afinal, o cuidado com o corpo e mente é fundamental! 

Conheça o Geração SESI SENAI! 

O Geração SESI SENAI, iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI), é uma plataforma para conectar alunos, professores e toda a comunidade da educação. Agora, de carinha nova, estamos na Agência de Notícias da Indústria para ampliar ainda mais nossos canais! Você também pode contar com a gente pelo canal do Whatsapp ou pelo SAC, em caso de dúvidas ou sugestões. Fique ligado nas novidades. 

Relacionadas

Leia mais

Oportunidades em cursos gratuitos e fórum de saúde mental
#32 - Saúde mental no ambiente de trabalho
Bate-papo do IEL discute finanças e gestão de caixa em tempos de crise

Comentários