WorldSkills São Paulo 2015 lança jogo educativo sobre o mundo da educação profissional

A maior competição de educação profissional do mundo será realizada entre os dias 11 e 16 de agosto, em São Paulo

Vence o jogo quem conclui a volta completa no percurso de desafios, obtendo a validação da sua escolha profissional

O comitê organizador da WorldSkills São Paulo 2015, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) , acabam de lançar um jogo capaz de instigar a curiosidade dos alunos sobre o mundo da educação profissional e as possibilidades desse mercado de trabalho. O “Escolha Profissional – Jogo do SENAI” foi produzido com edição limitada para as 55 escolas da capital paulista parceiras do programa Uma Escola, Um País, evento paralelo à WorldSkills Competition. A maior competição de educação profissional do mundo será realizada entre os dias 11 e 16 de agosto, em São Paulo. 

O jogo apresenta desafios relacionados às ocupações técnicas do SENAI, atributos necessários para o mercado de trabalho, o percurso profissional e ações de cidadania. “Ele é voltado para jovens a partir dos 12 anos e tem como proposta instigar a pesquisa a respeito da educação técnica profissional, além de promover a disseminação e a troca de informações, assim como estimular a prática da leitura de texto, linguagem corporal, negociação, trabalho em equipe e territorialidade”, explica o CEO da WorldSkills São Paulo 2015, Frederico Lamego. 

A partir do contato com o jogo, a ideia é proporcionar aos alunos um pouco das experiências de uma carreira técnica, para que quando visitarem a WorldSkills já estejam por dentro de como funciona cada profissão e o mercado de trabalho. 

As regras do “Escolha Profissional – Jogo do SENAI” são simples: formam-se de dois a quatro grupos, com no máximo quatro jogadores cada, que movimentam pinos em um tabuleiro que reproduz o mapa do Brasil e tem como ponto de chegada o Anhembi Parque, local da WorldSkills São Paulo 2015. A meta é que os jogadores se tornem profissionais técnicos e, durante o jogo, cada equipe deve cumprir desafios com situações cotidianas que nos acompanham no processo da escolha profissional. 

No tabuleiro estão indicados os ícones Ocupações, Atributos, Cidadania, Premiação Master e Trocas. Ao parar o peão em determinado ícone, o jogador deve cumprir os desafios propostos, conforme descrição do tabuleiro. Em “Ocupações” e “Atributos” ele deve ler o conteúdo de uma carta para os demais participantes; em “Cidadania” ele deve retirar uma carta e interpretar o seu conteúdo - em forma de mímica ou desenho - para que os outros participantes do seu grupo adivinhem. Em outro item do tabuleiro do jogo, a “Premiação Master”, o jogador pode ainda conquistar um Certificado de Qualificação do SENAI e, por fim, em “Trocas” ele pode trocar cartas que não tenha interesse com a equipe adversária. 

Será vencedor o grupo que concluir a volta completa no percurso de desafios e chegar primeiro ao Anhembi Parque, obtendo a validação da sua escolha profissional. Além disso, a equipe também deve ter em mãos um conjunto mínimo de cartas: duas cartas de dois “Atributos” diferentes, uma carta de “Certificado”; uma carta de “Cidadania” e uma carta de “Ocupação”. No caso de o grupo completar o circuito sem o conjunto mínimo de cartas, deverá retomar o percurso até que consiga juntar o conjunto de cartas necessárias para tornar-se um profissional técnico.

UMA ESCOLA, UM PAÍS - O programa Uma Escola, Um País surgiu em 2007, na WorldSkills promovida no Japão. Seu objetivo é mostrar aos alunos do ensino fundamental de escolas locais que a educação profissional é um bom caminho para a construção de uma carreira. Na WorldSkills São Paulo 2015, um total de 55 escolas da capital paulista receberão a visita de delegações de diversos países e terão a oportunidade de conhecer mais sobre a educação profissional e suas possibilidades no mercado de trabalho. O encontro também promove uma intensa troca cultural, de experiências e de aprendizagem. 

Na competição deste ano, que acontece pela primeira vez em um país da América Latina, mais de 1.200 competidores de aproximadamente 60 países e regiões enfrentarão desafios em 50 modalidades de profissões técnicas que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. 

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Veja como os projetos de robótica estimulam estudantes de Pernambuco, Espírito Santo e São Paulo
SESI apoia campanha de incentivo à doação para fundos da criança e do adolescente
Ex-aluno do Conexão Mundo é selecionado para o programa Ciência sem Fronteiras

Comentários