Ex-aluno do Conexão Mundo é selecionado para o programa Ciência sem Fronteiras

Wesley Victor Melo Bomfim, de 19 anos, ex-aluno do SESI de Salvador, estudará durante um ano em uma universidade americana pelo programa federal Ciência sem Fronteiras

O estudante Wesley Bomfim, em 2013, quando embarcou para o intercâmbio do Conexão Mundo, nos Estados Unidos

Hoje estudante de Engenharia Elétrica, Wesley Victor Melo Bomfim, 19 anos, ex-aluno do Serviço Social da Indústria (SESI) de Salvador, prepara-se para uma nova etapa de sua vida. No próximo domingo (9), ele embarca para os Estados Unidos para estudar, durante um ano, em uma universidade americana pelo programa federal Ciência sem Fronteiras. Em 2013, Wesley participou do programa Conexão Mundo - metodologia educacional do SESI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para melhorar o aprendizado do inglês - e garante que não teve dificuldade na prova de proficiência.

Bolsista da Unifacs, na capital baiana, ele foi selecionado para a Missouri University of Science and Tecnology , no estado do Missouri, onde pretende viabilizar, como proposta de estudo, projeto de pesquisa de sua autoria sobre materiais semicondutores poliméricos. A expectativa de ingressar na instituição americana se dá pelo fato de que ela dispõe de laboratórios especializados que vão permitir o desenvolvimento do seu estudo.

EXPERIÊNCIA - Em 2013, Wesley foi um dos sete estudantes do Conexão Mundo da Bahia selecionados para um intercâmbio nos Estados Unidos. Para o estudante, a experiência foi fundamental para despertar nele a curiosidade científica e a vontade de se dedicar à pesquisa. “Antes de participar do Conexão eu não tinha certeza do que queria estudar. Com o programa, descobri as oportunidades que o mundo tem a oferecer e, ao viajar para Denver, tive contato com uma universidade estrangeira. Assim que voltei procurei, de alguma forma, ter acesso àquele novo mundo que tinha descoberto”, conta. Isso foi determinante para que Wesley batalhasse por uma bolsa de estudos integral para estudar Engenharia Elétrica e, mais tarde, concorresse a uma bolsa do Programa Ciência sem Fronteiras.

Wesley revela que o fato de ter participado do Conexão Mundo o credenciou para essa oportunidade. “Eu já estudava inglês desde os 13 anos, mas o Conexão me permitiu colocar em prática tudo que tinha aprendido e descobrir coisas novas”, destaca. O resultado foi sua aprovação no exame de proficiência linguística com nota 101, bem acima da média estipulada para participar do programa sem a necessidade de se submeter a curso complementar de inglês nos EUA, que era de 73 pontos.

PLANOS PARA O FUTURO - A expectativa de Wesley é positiva. Ele espera aprender o máximo possível na sua experiência no exterior e estabelecer contato com pesquisadores. “Os profissionais que vou conhecer agora podem ser aqueles que vão me abrir as portas para o mestrado e doutorado fora do Brasil”, acredita o estudante.

Em relação à sua experiência como aluno do SESI Bahia ele resume em uma frase: “O SESI é como uma cama elástica. Se você souber pular, terá uma propulsão infinita”.

A gerente do SESI e diretora da Escola Djalma Pessoa, Cristina Andrade, observa que bons projetos requerem estudantes comprometidos. “Wesley é um deles. Dedicação e foco foram características importantes para o sucesso dele, alinhadas ao suporte dos profissionais que integram o projeto. Estamos orgulhosos e felizes”, destaca a gestora.

O programa Conexão Mundo é fruto da parceria do Departamento Nacional do SESI, SESI Bahia e a instituição US-Brazil Connect . Seu objetivo é elevar o nível de inglês dos estudantes do programa de educação básica articulada com a educação profissional (EBEP), por meio de intercâmbio com as faculdades comunitárias (community colleges) dos EUA.

Relacionadas

Leia mais

Alunos de programa de inglês do SESI e SENAI viajam para intercâmbio nos Estados Unidos em janeiro
SESI e SENAI inauguram nova escola-fábrica no interior de Rondônia na próxima terça (6)
SESI apoia campanha de incentivo à doação para fundos da criança e do adolescente

Comentários