WorldSkills 2022: SENAI realiza seletivas de 10 ocupações

Entre 6 e 11 de dezembro, SP, SC, RS, MT e DF receberam competidores de diferentes estados para classificar os representantes do Brasil no mundial do ano que vem, em Shanghai

Seis cidades receberam delegações de diferentes estados para disputar a classificação nacional para a WorldSkills 2022

Estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) já estão no esquenta para a WorldSkills 2022, prevista para acontecer em outubro em Shanghai. Desde setembro, até março do ano que vem, diferentes estados vão receber as seletivas nacionais, também conhecidas como Olimpíadas do Conhecimento, da maior competição de profissões técnicas.

Na última semana, competidores brigaram pelo título de representante do Brasil no mundial em 10 ocupações: mecatrônica, indústria 4.0, manutenção de aeronaves, carpintaria de telhados, eletrônica, sistemas drywall e estucagem, construção de estruturas para concreto, funilaria automotiva, marcenaria de estruturas e tecnologia de mídia impressa. Nas duas últimas, ocorreram disputas de desempate entre dois finalistas selecionados anteriormente.


“Hoje o Brasil é respeitado na competição. Construímos essa reputação, sendo que, nas últimas edições, estivemos entre os três melhores do mundo. A WorldSkills é uma oportunidade única de intercâmbio com outros países, estudantes e empresas; e a seletiva é um passo importante nessa jornada”, observou o gerente de Tecnologias Educacionais do SENAI, Luiz Eduardo Leão.


Cada seletiva dura, em média, 20 horas, divididas em até quatro dias de provas. Confira a lista dos vencedores das ocupações disputadas entre 6 e 11 de dezembro:

“Me preparei para o torneio por três anos, passei por três seletivas estaduais até chegar à nacional. O objetivo é manter os bons resultados para trazer o mundial para casa”, disse, emocionado, o vencedor da ocupação funilaria automotiva, Douglas Rodrigues, de 20 anos.

Douglas Rodrigues da Silva, de São Paulo, competiu em Taguatinga (DF) e levou o 1º lugar de funilaria automotiva

Até lá, eles terão mais alguns meses de preparo e concentração. Apesar do passo importante para conquistarem a vaga na delegação brasileira que viajará a Shanghai, a confirmação para o mundial está sujeita à manutenção da nota, que é feita por meio de treinamentos e simulados realizados até as vésperas da WorldSkills.

No torneio, que exige habilidades técnicas e socioemocionais, os competidores realizam atividades do dia a dia das profissões dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Essa é a 46ª edição do torneio, que conta com a participação de mais de 80 países. Nas últimas três edições, o Brasil garantiu o pódio, ficando entre as três delegações mais premiadas do mundo.

Relacionadas

Leia mais

Brasil leva seis ouros e duas pratas na WorldSkills Américas
Ouro e outros metais: ex-aluno do SENAI brilha na arte de produzir joias
Sete em cada dez alunos de cursos técnicos do SENAI estão empregados

Comentários