WorldSkills 2019: Mundial de educação profissional na Rússia aponta profissões em alta no mundo

Pela primeira vez na WorldSkills, competidores vão disputar medalhas em Segurança Cibernética, Computação em Nuvem e Tecnologia da Água, áreas promissoras no mercado de trabalho

Além de indicar a qualidade da educação profissional dos países participantes, a WorldSkills, olimpíada mundial de profissionais técnicos, aponta quais são as novas as profissões que tendem a ganhar destaque no mundo do trabalho. Nesta 45ª edição, que começou, nesta sexta-feira (23) na cidade russa de Kazan, estão em disputa, pela primeira vez, ocupações como Segurança Cibernética, Computação em Nuvem e Tecnologia da Água.

Os ataques de hackers, destaques no noticiário no Brasil e no mundo, são oportunidade de trabalho para Jean Carlos Nicoletti Novak, de Tijucas (SC), e para a também catarinense Raissa Marcon Constante, de Tubarão. Formados no curso Técnico em Redes de Computadores pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), eles se especializaram em segurança digital ao treinar para o mundial de profissões técnicas. Agora veem à frente um horizonte vasto de possibilidades de proteger dados de empresas e pessoas contra invasões de malfeitores digitais.

A prova da WorldSkills reproduz os principais desafios enfrentados por esses profissionais no dia a dia da profissão, explica Jean: “Precisamos, em primeiro lugar, deixar a rede segura para que ninguém consiga invadir, ou seja, o dado precisa ficar seguro; em seguida, em um ambiente já invadido, precisamos descobrir quem e como ele fez isso. Por último, fazemos o papel de hackers, de encontrar vulnerabilidades e parar ataques em tempo real”, explica o jovem.

Competidores em Segurança Cibernética, Jean e Raissa se especializaram em segurança digital ao treinar para o mundial de profissões técnicas

A pesquisa Global Threat Intelligence Report 2019, da empresa NTT Security, aponta aumento de 156,8% nos casos de vulnerabilidade de segurança digital em dois anos no mundo. A oferta de emprego para especialistas em defesa cibernética segue a mesma tendência. Estimativa da empresa Cybersecurity Ventures é de que cerca de 3,5 milhões de vagas serão abertas no mundo até 2021 para quem tem carreira na área.

No Brasil, as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados também devem estimular a abertura de vagas para profissionais especializados. As empresas precisam cumprir as normas até 2020. “Com certeza, a partir da nova lei, as oportunidades de emprego vão aumentar porque as empresas precisam evitar que os dados das pessoas vazem, então acredito que é uma área muito promissora”, avalia Raissa.

NUVEM - Potencial semelhante tem a área na qual Leandro Ribeiro Moreira, de Londrina (PR), compete em Kazan: Computação em Nuvem. Profissionais que lidam com essa tecnologia ajudam as empresas a migrar suas atividades físicas, como armazenamento de arquivos, para um ambiente virtual. O investimento das empresas em guardar documentos de forma virtual tem crescido a taxas anuais que giram em torno dos 60%.

Leandro tem certeza que está em uma profissão com futuro. “A computação em nuvem é uma área que vem crescendo muito, está recebendo muito investimento no exterior. O Brasil está começando agora, mas ainda tem muito a crescer”, aposta. “As empresas estão vendo muita vantagem em levar para a nuvem toda a sua infraestrutura de computação. Isso agrega muitos benefícios às empresas, entre as quais focar apenas em seu negócio”, explica o jovem especialista.

O curitibano Thiago Felipe representa o Brasil na ocupação Tecnologia da Água. É a primeira vez que haverá disputa por medalhas nessa modalidade

Em outro campo, mas igualmente desafiador, está o curitibano Thiago Felipe Salkovski, competidor de Tecnologia da Água. É a primeira vez que haverá disputa por medalhas nessa modalidade. Técnicos de engenharia de abastecimento de água inspecionam amostras de água, supervisionam sistemas de filtragem, processam tubulações de metal ou plástico e mantêm e consertam tubos ou pequenos dispositivos elétricos.

Como a água é um dos mais preciosos recursos do planeta, essa ocupação deve ganhar importância, pois governos, empresas e indivíduos têm centrado esforços no uso eficiente da água e no tratamento de águas residuais. “Acredito que novas oportunidades devem aparecer no mercado de trabalho sim, porque água é fundamental para nossa sobrevivência, é um recurso muito valioso”, reforça o competidor.

SABER FAZER – A agenda de educação profissional se fortaleceu no mundo diante dos desafios como das novas ocupações em disputa. “A qualificação profissional permite uma formação completa do indivíduo e tem sido cada vez mais procurada pela indústria e pela área de serviços porque esse profissional sabe fazer enquanto, muitas vezes, um profissional recém-formado na universidade não tem o conhecimento de como fazer”, avalia do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, que, nesta sexta-feira, visitou a área de competições na Kazan Expo.

Ao presenciar o primeiro dia de provas, o presidente da CNI também explicou a razão de a delegação brasileira ser uma das favoritas do mundial realizado na Rússia: a excelência da educação profissional oferecida pelo SENAI. “O SENAI faz esse trabalho no Brasil com muita competência há mais de 70 anos e tem a preocupação constante e o compromisso com a formação de jovens talentos brasileiros, que podem servir de exemplo para milhões de jovens”, diz ele.

A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. Seu objetivo é estimular a formação profissional dos jovens e apoiar o desenvolvimento e a preparação de profissionais

A COMPETIÇÃO - A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. É organizada pela WorldSkills International, entidade que trabalha desde 1950 em prol do desenvolvimento e da excelência das ocupações técnicas. Seu objetivo é estimular a formação profissional dos jovens e apoiar o desenvolvimento e a preparação de profissionais. Além de realizar pesquisa, promove competências, construção de carreiras, educação e formação.

A delegação brasileira, que possui 63 jovens de 12 estados, é uma das favoritas na disputa. O Brasil foi o grande campeão em 2015, quando o torneio ocorreu em São Paulo. Dois anos depois, o país manteve-se no pódio, em segundo lugar, na competição realizada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

COBERTURA COMPLETA - Acompanhe a cobertura completa da WorldSkills 2019 aqui na Agência CNI de Notícias, no perfil do SENAI no Facebook, Twitter e Instagram. Todas as fotos estarão disponíveis no Flickr da CNI.

Relacionadas

Leia mais

Espetáculo de luzes com alta tecnologia marca abertura da olimpíada de profissões técnicas na Rússia
Favoritos, brasileiros na WorldSkills transformam pressão por medalha em motivação
Arquitetura de Kazan leva conhecimento a competidores do mundial de profissões técnicas

Comentários