SENAI desafia estudantes da América Latina em corrida de inovação e empreendedorismo

Terminam domingo (27) as inscrições para o GP SENAI de Inovação, competição on-line em equipes para solução de problemas da indústria. Prêmios vão de conta no Canva a programa de desenvolvimento de startups

Podem participar alunos do SENAI, do SESI, de escolas públicas e particulares, universidades e institutos federais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial está com inscrições abertas, até domingo (27), para o Grand Prix (GP) SENAI de Inovação. A competição, para alunos do ensino médio e cursos de educação profissional e superior de toda a América Latina, é gratuita, multidisciplinar e tem como uma das premiações a participação em programa de desenvolvimento de startups. 

O GP acontece entre os dias 4 e 8 de novembro, no formato de corrida de inovação on-line. Na segunda-feira (4), há uma transmissão ao vivo para preparação das equipes; na terça (5), acontece a abertura do GP; e, de quarta a sexta-feira (6, 7 e 8), os times vão criar, desenvolver e prototipar soluções inovadoras para desafios reais de empresas. 

Podem participar alunos do SENAI, do Serviço Social da Indústria (SESI), de escolas públicas e particulares, universidades, institutos federais e redes de ensino nacionais e internacionais. Eles competem em equipes, também chamadas de escuderias, de no mínimo dois e no máximo cinco integrantes. 

No momento da inscrição, é preciso escolher uma das cinco áreas temáticas: Agroindústria, Alimentos, Indústria 4.0, Indústria do Entretenimento e Educação. Para cada temática haverá duas categorias: 

- Inspiração: alunos do ensino médio e de cursos técnicos, de aprendizagem industrial, qualificação e aperfeiçoamento; 

- Evolução: alunos de graduação tecnológica, bacharelado e graduandos em geral. 


“O GP SENAI de Inovação é um evento anual consolidado em nossa rede, que, há algumas edições, também engaja alunos de escolas e faculdades públicas. Neste ano, abrimos para estudantes de toda a América Latina, que vão poder entender, junto com as empresas parceiras, que conseguimos ter soluções diferentes e inovadoras para problemas reais combinando métodos de inovação aberta e criatividade com empreendedorismo, redes colaborativas e profissionais de diferentes áreas do conhecimento”, destaca o gerente de Tecnologias Educacionais do SENAI, Luiz Eduardo Leão. 


Como funcionam a competição e premiação 

Durante a competição, os estudantes têm aproximadamente 72 horas para submeter o Business Model Canvas (ou Quadro de modelo de negócios), o pitch (discurso de elevador) e o protótipo na plataforma. As equipes contam com o apoio remoto da equipe de técnicos do SENAI, de representantes das empresas e de especialistas convidados.  

A premiação das três melhores ideias e protótipos de cada desafio em cada categoria ocorre em 13 de dezembro, em uma transmissão ao vivo no canal do SENAI Play no Youtube. As equipes premiadas com 1º, 2º e 3º lugares vão participar do programa bilíngue Despertar Empreendedor, programa de desenvolvimento de startups que contempla desde a ideação até a construção do protótipo, oferecido pela NAV, o Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais. 

Os primeiros colocados poderão ainda dar continuidade ao programa, com a segunda fase, de imersão/conexão oferecido pela NAV, em que as equipes recebem mentorias personalizadas para amadurecimento da ideia, direcionando-as para as primeiras vendas. A premiação do GP inclui ainda contas na plataforma de comunicação visual Canva e troféus; e todos os competidores ganham certificado de participação. 

O Grand Prix SENAI de Inovação existe desde 2013 com a proposta de combinar educação e inovação. A última edição, em novembro do ano passado, teve a inscrição de 1.889 equipes, formadas por 8,8 mil alunos de 868 instituições de ensino. 

SENAI é referência em educação profissional na América Latina  

O SENAI é o principal parceiro da indústria na formação de trabalhadores e na inovação. Maior rede privada de educação profissional do país e uma das maiores do mundo, está presente nos 26 estados e no DF, com cerca de 2,8 milhões de matrículas/ano. 

Em 82 anos de história, formou mais de 88,7 milhões de pessoas em cursos técnicos, de qualificação, nível superior, aperfeiçoamento e especialização, sempre alinhados às demandas do setor produtivo. 

 

Relacionadas

Leia mais

GP SENAI de Inovação: conheça os desafios que os estudantes terão 72 horas para solucionar
SENAI e empresas anunciam vencedores do Grand Prix 2023
SESI e SENAI lançam instituto para impulsionar tecnologias educacionais

Comentários