VÍDEO: Escola estadunidense é a única no mundo totalmente integrada a uma biblioteca de 9 andares

A e3 Civic High School, escola que funciona no centro de San Diego, nos Estados Unidos, é uma instituição pública de gestão privada que recebe financiamento dos governos estadual e federal

A e3 Civic High School, escola que funciona no centro de San Diego, nos Estados Unidos, é uma instituição pública de gestão privada que recebe financiamento dos governos estadual e federal. A unidade atende cerca de 400 alunos no ensino médio e é a única escola do mundo que coexiste dentro de uma biblioteca de nove andares, possibilitando que todos os alunos tenham acesso aos seus vastos recursos durante o processo de aprendizado . A biblioteca tem um centro para os alunos fazerem os seus trabalhos e espaços para que possam estagiar na área que escolherem. O modelo de ensino da e3 Civic High School é o tema do quinto episódio da série Destino Educação: Escola Inovadoras , realizada pelo Canal Futura em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI)

O slogan da e3 Civic High School é “Envolver, Educar e Fortalecer”, à medida que os estudantes são preparados para o mundo adulto do qual farão parte, através da produção de conhecimentos e do desenvolvimento de habilidades nas salas de aula mediante aos interesses de cada um. O método de ensino é baseado na Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), possibilitando mais liberdade para os professores ensinarem através da aplicação do conhecimento na prática , mantendo a essência do conteúdo das disciplinas. Dessa forma, o currículo escolar se organiza a partir do pensamento crítico dos alunos, sendo envolvidos por questões sociais que estão à sua volta, no centro de San Diego. 

O mundo real é integrado em cada aula e os estudantes são desafiados a pensar sozinhos e instigados a fazer projetos que busquem novas soluções que possam melhorar a vida da comunidade. O sistema de avaliação é composto por provas e testes, igualmente à escola tradicional, no entanto a reflexão dos projetos em grupos é muito relevante para o rendimento no final do período. 

A SÉRIE - A série Destino Educação: Escolas Inovadora s apresenta doze escolas de nove países. Conheça colégios da Finlândia, Holanda, Índia, Inglaterra, Argentina, Brasil, Colômbia, Dinamarca e Estados Unidos que inovaram na forma de ensinar e mudaram as suas práticas pedagógicas, currículo escolar, infraestrutura, entre outros aspectos. Esta atitude é uma boa forma para para motivar uma aprendizagem mais dinâmica, conectada com seu entorno e próxima da realidade dos estudantes. 

O documentário tem 13 episódios, de 52 minutos cada. Com o objetivo de refletir sobre as iniciativas de inovação no ambiente escolar, cada capítulo é dedicado a uma escola diferente e o último apresenta todas as instituições da série. 

Assista aos primeiros episódios: 
- Escola inglesa associa ensino tradicional a técnicas de empreendedorismo 
- SESI e Canal Futura lançam série de vídeos sobre escolas inovadoras 
- Colégio colombiano incentiva o aprendizado autônomo de estudantes 
- Quase sem paredes, colégio dinamarquês ensina estudantes a aprenderem coletivamente 

Relacionadas

Leia mais

Programa da CNI e do Sebrae, Procompi é destaque no Pequenas Empresas & Grandes Negócios
6 soluções geniais da robótica para melhorar a qualidade de vida dos animais
10 coisas que o SENAI faz por você e pelo país

Comentários