VÍDEO: Escola argentina dá autonomia para alunos escolherem o que querem estudar

Décimo episódio da série Destino Educação: Escolas Inovadoras mostra a experiência da Escuela de La Nueva Cultura La Cecilia na Argentina

O décimo episódio da série Destino Educação: Escolas Inovadoras mostra a experiência da Escuela de La Nueva Cultura La Cecilia, localizada na cidade de Santa Fé, na Argentina. Trata-se de uma escola privada que atende cerca de 120 alunos, abrangendo os ensinos infantil, fundamental e médio. O sistema educativo é baseado na tradição das escolas democrática da América Latina, e com 25 anos de experiência, La Cecilia é conhecida e admirada pelos educadores locais e internacionais.

Por se tratar de uma escola rural, os alunos são divididos por grupos sócio-afetivos, ao invés de séries. A partir do Grupo 5, ao entrar no ensino secundário (equivalente ao ensino médio no Brasil), eles começam a montar seus horários de maneira personalizada, escolhendo as matérias e atividades que querem cursar.

A escola também se baseia na Teoria das Múltiplas Inteligências como um de seus pilares pedagógicos, reforçando que crianças e jovens apenas aprendem a partir de seus interesses e paixões, e busca estimular a vocação de cada um. Nesta escola, o mais importante é conseguir conquistar um ambiente de calma, paz, alegria, sem violência, com métodos eficientes de resolução de conflitos e preocupação com o meio ambiente. A alimentação é vegetariana e os alunos têm, além das disciplinas tradicionais, aulas de música, artes plásticas, yoga, nutrição e autoconhecimento, além de atividades autogestionadas pelos próprios estudantes.

A proposta inovadora surgiu como iniciativa de um grupo de pais, que buscavam uma educação diferente, desejando contribuir para um mundo melhor através da educação das novas gerações. A série é realizada pelo Canal Futura em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI).

A SÉRIE - A série Destino Educação: Escolas Inovadora s apresenta doze escolas de nove países. Conheça colégios da Finlândia, Holanda, Índia, Inglaterra, Argentina, Brasil, Colômbia, Dinamarca e Estados Unidos que inovaram na forma de ensinar e mudaram as suas práticas pedagógicas, currículo escolar, infraestrutura, entre outros aspectos. Esta atitude é uma boa forma para para motivar uma aprendizagem mais dinâmica, conectada com seu entorno e próxima da realidade dos estudantes.

O documentário tem 13 episódios, de 52 minutos cada. Com o objetivo de refletir sobre as iniciativas de inovação no ambiente escolar, cada capítulo é dedicado a uma escola diferente e o último apresenta todas as instituições da série.

Relacionadas

Leia mais

Conheça os vencedores do Prêmio Tecnologias de Impacto - Brasil
VÍDEO - Uma indústria saudável se faz com trabalhadores saudáveis, diz diretor de Operações do SESI

Comentários