Sinduscon/SE dá continuidade de cursos técnicos

Aliança entre Sindicato da Indústria da Construção de Sergipe (Sinduscon/SE) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Sergipe (Senai/SE) oferta cursos gratuitos para os trabalhadores de empresas associadas ao Sindicato

Uma parceria que está dando certo e potencializa a qualificação na construção civil em Sergipe. É esse o resultado da aliança entre o Sindicato da Indústria da Construção de Sergipe –Sinduscon/SE- e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Sergipe –Senai/SE- que oferta cursos gratuitos para os trabalhadores de empresas associadas ao Sindicato. Um total de 20 trabalhadores estão matriculados no curso de Instalador Hidráulico e mais 10 no curso de Eletricista Predial. Todos eles retornaram para a sala de aula com um único propósito: adquirir conhecimento profissional.

O motorista da construtora Norcon, José Arsival Lima, tem conhecimento na área elétrica e conta que até já realizou alguns consertos em casa quando precisou. E foi assim que começou o seu desejo em se tornar eletricista. Assim que viu a oportunidade, ofertada pelo Sinduscon/SE, ele não pensou duas vezes e se matriculou no curso de Eletricista Predial. “Conhecia a área, mas tinha muitas dúvidas e ainda não tinha o conhecimento de todas as normas. Aqui na sala de aula estou clareando algumas ideias porque o conteúdo é rico de informações”, destaca Arsival.  

As aulas, tanto Eletricista Predial quanto Instalador Hidráulico, acontecem no Núcleo de Educação e Tecnologia Integrado da Construção Civil – CETICC. Lá, os trabalhadores têm infraestrutura com materiais para exercer na prática como se estivessem no local de trabalho. E ainda sob a orientação de instrutores para prevenção contra acidentes.

Em se tratando apenas do curso de Instalador Hidráulico, o Sinduscon/SE conta com outra parceria, a fabricante de tubos e conexões Amanco. Deste modo, os estudantes terão acesso às ferramentas para montagem e consertos hidrosanitários. De acordo com Sérgio Ricardo, instrutor deste curso, os alunos vão trabalhar com materiais que são novidades no mercado. “Como exemplo, eles terão conhecimento de um tubo que se funde com uma conexão a 260° sem que haja emenda, o que faz acabar com vazamentos”, explica ele.

O auxiliar de apontador da construtora Impacto, José Lucas Santos, está satisfeito com o que tem aprendido e já se vê dentro da área assim que encerrar o curso. “Tenho me identificado a cada novo assunto que é tratado nas aulas. Agora, só estou esperando o meu momento para atuar na área”, revela Lucas.  

Relacionadas

Leia mais

Empresários da construção estão mais otimistas, informa CNI
Pesquisa com expectativas da construção civil foi um dos destaques na imprensa entre os dias 23 e 29 de janeiro
SENAI está com matrículas abertas em cursos no Mato Grosso, Sergipe e Tocantins

Comentários