Show de luzes e dança celebra profissões técnicas em primeiro torneio mundial no Oriente Médio

Espetáculo em Abu Dhabi, neste sábado (14), marcou a abertura oficial da WorldSkills, a maior competição de educação profissional do planeta; equipe brasileira levou alegria em desfile de delegações

Um show de luzes e dança empolgou, na noite deste sábado (14), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a plateia que assistiu à cerimônia de abertura da 44ª edição da WorldSkills, a maior competição internacional de educação profissional. Com apresentações de bailarinos e vídeos de competidores, um grande espetáculo realizado na Du Arena celebrou a importância dos profissionais técnicos no mundo, em evento organizado pela primeira vez em um país do Oriente Médio.

Embalados pelos dizeres “Nós não esperamos pelo futuro, nós fazemos o futuro”, dançarinos vestidos com uniformes de trabalhadores das ocupações técnicas iniciaram a apresentação. A partir deste domingo (15), mais de 1.200 competidores de 68 países vão competir em provas que reproduzem o dia a dia de 52 profissões. Vídeos de jovens e suas famílias explicando a escolha por essa carreira também foram exibidos. A cultura característica do mundo árabe, representada em performances de bailarinos, foi outro destaque na cerimônia.

Mas foi mesmo o desfile oficial das delegações de competidores, nos moldes de uma olimpíada esportiva, o ponto alto do evento. A alegria foi a marca da entrada da delegação de 56 competidores brasileiros, formada por alunos e ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A equipe do Brasil, que vai competir em 50 ocupações, é a segunda maior e atual campeã do torneio. A última edição ocorreu, em 2015, em São Paulo.

Já o momento mais tocante foi a entrada do único competidor do México, país atingido por forte terremoto em setembro e que ainda vem sofrendo novos abalos. Jesus Abdiel Juarez Ortega, que vai competir na modalidade Tornearia em CNC, entrou sozinho aplaudido efusivamente por toda a arena. O time da Rússia, o maior desta edição, foi outro que causou frisson na também numerosa torcida que acompanhava tudo das arquibancadas. Os russos serão os próximos anfitriões do torneio, que vai ocorrer em 2019 na cidade de Kazan. Já a equipe da Nova Zelândia foi a única autorizada a executar, durante a abertura, seu grito de guerra, por ser o mais antigo, inspirado na Haka, uma dança típica dos povos originais do país e que demonstra o orgulho e a unidade do grupo.

Representantes de cinco países fizeram ainda, em línguas diferentes, o juramento oficial de seguir o Código de Ética e Conduta da competição, assim como os valores da integridade, transparência e jogo limpo. Em sua fala de boas vindas, o anfitrião, Mubarak Saeed Al Shamsi, diretor-geral da Actvet, a instituição de educação profissional dos Emirados Árabes Unidos, ressaltou a importância do torneio no estímulo a outros jovens pela escolha das carreiras técnicas como caminho de uma vida profissional de sucesso.  “Vocês vão, certamente, inspirar outros jovens a buscar as oportunidades disponíveis com seu esforço durante esta competição”, disse.

Após uma apresentação de acrobacias aéreas, o presidente da WorldSkills International, Simon Bartley, responsável por declarar aberta a competição, destacou, por último, o crescimento do torneio realizado a cada dois anos em um local diferente. Com 68 países participantes, dos quais 57 vão disputar medalhas, a edição em Abu Dhabi é a maior de todas já realizadas desde 1950. “Isso demonstra que a mensagem sobre o poder dos jovens de melhorar o mundo com sua profissão está sendo ouvida claramente ao redor do mundo e em todas as sociedades mais do que nunca antes”, finalizou.

COBERTURA COMPLETA:

- Assista a todos os episódios do programa de TV Brasil na WorldSkills.

- Veja as fotos do dia a dia da nossa delegação em Abu Dhabi no Flickr da CNI.

- Conheça os nossos competidores na WorldSkills 2017

- Acompanhe a participação do Brasil no mundial em um site especial aqui no Portal da Indústria!

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Crianças conhecem o mundo da educação profissional
Indústria quer ampliar investimentos dos Emirados Árabes Unidos no Brasil
VÍDEO: Brasil tem adversários de peso na WorldSkills 2017

Comentários