Indústria quer ampliar investimentos dos Emirados Árabes Unidos no Brasil

País recebeu 0,5% dos investimentos emiráticos no mundo entre 2003 e 2016. CNI lidera missão empresarial para apresentar oportunidades em setores como alimentos e bebidas, construção civil, aeronáutica, metalurgia

Presidentes de federações estaduais de indústria vão apresentar oportunidades de investimentos nos estados brasileiros

Os Emirados Árabes Unidos investiram US$ 290,2 bilhões entre 2003 e 2016 no mundo e geraram 473 mil empregos. Mas a economia brasileira só conseguiu atrair US$ 1,5 bilhão e 2.579 empregos ou 0,5% do total. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), é possível ampliar as relações econômicas e financeiras entre os dois países, pois, nos últimos anos, os emiráticos investiram justamente em setores onde há oportunidades no Brasil.

Diante disso, a CNI organiza o 1º Encontro Empresarial Brasil-Emirados Árabes Unidos, em 17 de outubro, em Abu Dhabi, em parceria com a Embaixada do Brasil no país e apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil). O diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, vai apresentar projetos privados em setores como alimentos e bebidas, construção civil, aeronáutica, metalurgia, petróleo e gás, agroindústria, têxtil e tecnologia da informação e comunicação, além das concessões no próximo ano em portos, aeroportos, rodovias e obras em saneamento.

“Em conversas com as Câmara de Comércio nos Emirados percebemos que há muito desconhecimento sobre o Brasil. Vamos apresentar projetos concretos e aproveitar para falar dos principais dados da economia. Há oportunidades de fusão, joint-venture, sócio-investidor e aquisições. A inflação está sob controle, a confiança começou a voltar, o desemprego está caindo”, explica o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi.

MISSÃO – Participam do encontro 25 presidentes de federações estaduais de indústria, que vão tratar da diversidade dos estados brasileiros, e apresentar oportunidades de investimentos em diferentes setores como moveleiro, confecções, construção de edifícios, mineração, calçados, químico, automotivo, alimentos, tecnologia da informação, na cadeia de petróleo e gás, parcerias com empresas de logística e energia.

“Estamos precisando mostrar a cara do Brasil, como ele é diversificado. Por isso, estão indo presidentes de federações do Amazonas ao Rio Grande do Sul”, afirma Abijaodi. Os empresários estarão em Abu Dhabi para acompanhar a delegação de estudantes brasileiros do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que participam da WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.

Do lado árabe, a Câmara de Comércio de Abu Dhabi contratou 10 especialistas em Brasil para apoiá-los durante o evento e sabatinar os empresários brasileiros, além das empresas associadas à Câmara. Estão confirmados, ainda, representantes do ADIA (Abu Dhabi Investment Authority), o maior fundo do Oriente Médio, responsável pelo investimento do excesso das receitas de petróleo do emirado, e o Dubai FDI (Dubai Foreign Direct Investment Agency). 

COBERTURA COMPLETA:
- Assista a todos os episódios do programa de TV Brasil na WorldSkills.
- Veja as fotos do dia a dia da nossa delegação em Abu Dhabi no Flickr da CNI.
- Conheça os nossos competidores na WorldSkills 2017
- Acompanhe a participação do Brasil no mundial em um site especial aqui no Portal da Indústria!

Relacionadas

Leia mais

Brasil na WorldSkills - assista a todos os programas
Carreira de sucesso é maior prêmio de campeões mundiais
VÍDEO: A WorldSkills vem aí. Você sabe o que é a competição?

Comentários