SESI-PI realiza campanha de conscientização nas empresas

O Serviço Social da Indústria do Piauí (SESI-PI) vem realizando, nas indústrias do estado, campanhas de conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis

O Serviço Social da Indústria do Piauí (SESI-PI) vem realizando, nas indústrias do estado, campanhas de conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST). Recentemente, 190 trabalhadores das empresas Telemar Norte Leste S/A (Oi) e CiteLuz foram beneficiados com palestras. Além das DST, são abordados também temas como afetividade, sexualidade e informações úteis à saúde dos colaboradores. 

Através das palestras, foram levados aos trabalhadores assuntos como a prevenção das doenças transmitidas através do contato sexual, a importância do uso do preservativo, como também as formas peculiares de transmissão da AIDS, doença considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico e por sua gravidade. As palestras foram ministradas pelas enfermeiras do trabalho do SESI-PI, Mônica Gardênia e Larissa Lima. 

Para a enfermeira Mônica Gardênia é sempre satisfatório ministrar palestras como estas no seguimento da indústria como um todo. “A proposta durante os eventos é alertar os trabalhadores sobre os perigos do HIV/AIDS e DST, informando-os sobre a importância da prevenção como forma de evitar o adoecimento que pode gerar consequências negativas na vida desses trabalhadores, e também na sua produtividade”, comentou Gardênia.

Segundo a coordenadora de saúde do SESI/PI, Teresa Cronemberger, tem como objetivo mostrar aos trabalhadores a necessidade da prevenção. “Além disso, é uma forma de evitar o adoecimento que induz ao absenteísmo gerando impactos negativos na produtividade industrial”, afirmou a coordenadora, acrescentando que a campanha vai contemplar outras indústrias locais.

Durante as palestras, são visualizados, através de exposições de slides, fotos de cada doença apresentando: o que são, como se transmite, quais as consequências, como evitar. Há também a distribuição de panfletos e preservativos para os participantes.

Relacionadas

Leia mais

SESI desenvolve tecnologia para medir o retorno de investimentos de empresas em saúde
VÍDEO: Brasil é vice-campeão do mundo em educação profissional
Maioria das empresas está satisfeita com serviços do SENAI e do SESI, diz pesquisa

Comentários