SESI-PI realiza 3º Seminário estadual do ViraVida

O Serviço Social da Indústria do Piauí (SESI-PI) realizou, nesta sexta-feira (28), em Teresina, o 3º Seminário Estadual do Projeto VIRAVIDA “Poder Jovem: a Arte de Reinventar a Vida”

O Serviço Social da Indústria do Piauí (SESI-PI) realizou, nesta sexta-feira (28), em Teresina, o 3º Seminário Estadual do Projeto VIRAVIDA “Poder Jovem: a Arte de Reinventar a Vida”. O evento foi realizado no 8° andar do prédio da FIEPI, iniciou com o acolhimento dos educandos do Projeto.

A alegria marcou a abertura do evento protagonizada pelos próprios alunos. Músicas, recitações, poesias e danças contagiaram a plateia composta pelos atuais participantes e egressos do ViraVida. Os alunos Wellington Júnior e Vanessa Martins foram os responsáveis pelo cerimonial, com uma apresentação em nível de profissionais da área.

Emocionado, o diretor da área de Qualidade de Vida do SESI-PI, Marcos Siqueira, representando o superintendente, Mardônio Neiva, elogiou a escolha de uma música sertaneja que antecedeu a sua fala afirmando: “O superintendente, por motivos superiores não pôde estar aqui, mas certamente estaria emocionado assim como estou pelo bom gosto da escolha dessa música, que ele tanto gosta”. Em seguida, agradeceu a equipe técnica pelo sucesso do projeto e a organização do Seminário. “Todos estão de Parabéns!”, ressaltou Siqueira.

 O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí, Robério Cantalice, que representou o presidente da instituição, Félix Raposo, abriu oficialmente o Seminário dando boas vindas aos presentes. Logo após, a coordenadora estratégica do ViraVida, Kátia Luz, fez uso da palavra dizendo que aquele evento representava a culminância dos Seminários anteriores realizados desde o início de setembro.

“Nosso foco é o protagonismo juvenil, um trabalho que tem a arte de educar como guia desse protagonismo”, afirmou. A coordenadora louvou a interação com as escolas da rede pública parceiras que desenvolvem projetos de intervenções com a temática “Bem me quer – Paz se quer”.

O Seminário contou com a presença de Mônica Quintas, assessora de projetos especiais do Conselho Nacional do SESI. “É com enorme satisfação ver os jovens como protagonistas e com capacidade de realizar intervenções comunitárias”, disse, a assessora, acrescentando que esses jovens estão transformando suas vidas e levando essa transformação para o mundo.

A programação constou, entre outras atividades, de apresentação de vídeo com testemunho do presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli e reflexão sobre o que é Seminário Estadual do Projeto VIRAVIDA, além de exposições fotográficas sobre vários temas e apresentações artísticas e culturais.

Depoimentos de crianças, entrega dos brinquedos para montagem da brinquedoteca na escola MCN, rodas temáticas com familiares de alunos e diálogos sobre ”O trabalho como VIRAVIDA de Vida”, relatos e superações completaram a programação.

A aluna Naiara Paula, de 20 anos, há 9 meses participando do ViraVida, disse que teria se arrependido se não ingressasse no projeto. “Eu pensei bastante e mesmo assim quase desisti de entrar nesse projeto. Hoje sei que fiz o certo e, além de gostar muito dele, acho muito importante para o meu futuro profissional”, afirmou Naiara, acrescentando que, com o curso de Auxiliar Administrativo sente-se preparada para o mercado de trabalho.

De acordo com a coordenadora técnica operacional do Projeto VIRAVIDA, Elisane Melo, participaram do Seminário, técnicos de instituições governamentais, ONGs, educadores sociais, agentes de proteção social, representantes dos conselhos tutelares, de direito, professores da rede de educação municipal e estadual, além de educadores do SESI, diretores e colaboradores do Sistema FIEPI.

O ViraVida é um dos exemplos bem sucedidos de como a educação e a qualificação profissional podem transformar a vida de adolescentes e jovens. O programa, criado em 2008 pelo Conselho Nacional do SESI, apoia meninos e meninas, com idade entre 16 e 21 anos, com vulnerabilidade social.

O processo socioeducativo é desenvolvido em parceria com a Rede Nacional de Proteção das Crianças e Adolescentes e com as instituições que compõem o Sistema S (SESI, SENAI, SENAC,SESC, SEST, SENAT, SEBRAE eSESCOOP). Os cursos realizados combinam formação profissional e educação básica, além de atendimento psicossocial, médico e odontológico.

Relacionadas

Leia mais

SESI-PI realiza campanha de conscientização nas empresas
SESI-PI realiza atividade de educação continuada
SESI-PI participa de SIPAT em empresa sucroalcooleira

Comentários