Vídeos dão orientações sobre segurança e saúde no trabalho

Série 100% Seguro, produzida pelo Serviço Social da Indústria (SESI), e disponível gratuitamente na internet, atende aos setores da construção, de frigoríficos e de mineração

O Serviço Social da Indústria (SESI) disponibiliza gratuitamente na internet vídeos didáticos e de curta duração com orientações sobre segurança e saúde no trabalho para os setores da construção, de frigoríficos e de mineração. A série 100% Seguro está disponível, em português com legendas em inglês e espanhol, na página do SESI na internet.

Ao todo, são cem vídeos com dicas de segurança para o setor de construção, 50 para frigoríficos e outros 50 para mineração. Ainda este ano, o SESI lançará mais 50 vídeos educativos para o setor de panificação. Como forma de aprofundar o aprendizado, o SESI desenvolveu ainda cursos de educação a distância relacionados à prevenção de acidentes nesses setores, em que o trabalhador com desempenho satisfatório pode gerar certificado de conclusão do curso.  

De acordo com o diretor de Operações do SESI, Marcos Tadeu de Siqueira, os vídeos apoiam empresas em capacitações sobre segurança e saúde no trabalho e também oferece a trabalhadores autonomia na busca de conhecimentos na área. “A melhoria de aspectos de segurança e saúde no trabalho é fundamental para reduzir acidentes e elevar a produtividade e competitividade das indústrias”, destaca. “Por isso, o SESI tem interesse na disseminação de orientações ao maior número de empresas e trabalhadores.”

PARCERIAS - Para o setor de frigoríficos, cujos vídeos foram realizados em parceria com Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), o SESI realiza seminários pelo Brasil para divulgar a série e passar orientações sobre gestão de segurança e saúde no trabalho a técnicos da indústria. Desde o início do ano, foram realizados encontros em sete estados, que contaram com mais de 700 representantes de 200 empresas.

No segundo semestre, serão realizados seminários para divulgação dos vídeos e dos cursos de educação a distância para o setor de mineração na Bahia, no Espírito Santo, em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em São Paulo. Nos eventos, destinados a gestores de segurança e saúde no trabalho de indústrias, também serão apresentados os Centros de Inovação do SESI e informações para empresas se adequarem ao eSocial. Além disso, será realizado workshop em São Paulo para identificar demandas empresariais para os Centros de Inovação.

Os primeiros vídeos da Série 100% Seguro foram produzidos para o setor da construção, em 2013 em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). No ano passado, foi a vez dos setores de frigorífico e de mineração. Para os vídeos de segurança e saúde no trabalho da mineração, o SESI contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

Relacionadas

Leia mais

Transparência na defesa de interesses é chave para melhorar qualidade das leis no Brasil
5 representantes de indústrias falam do papel do SESI em suas empresas
Seminário internacional debate segurança e saúde na agroindústria

Comentários