SESI entrega kits de robótica para escolas públicas do RS

Material será usado na rede municipal de ensino da cidade de Panambi

Juliano Colombo (SESI/RS), Marlise Rodrigues (secretária de educação), Daniel Hinnah (prefeito) e Angelin Adams (empresário) com parte dos kits de robótica

Escolas da rede pública de ensino da cidade de Panambi (RS) receberam, do Serviço Social da Indústria (SESI) gaúcho, 300 kits de robótica educacional. O material é composto por placas Gogo Board, um dispositivo de hardware de código aberto de baixo custo para robótica educacional. E pode ser usado para construir robôs, medir e registrar dados ambientais, conduzir investigações científicas, criar controladores de jogos, construir instalações interativas de arte, entre outras possibilidades.

A chegada do material faz parte de um projeto que começou em 2018, a partir de um pedido da Associação Comercial e Industrial de Panambi (ACI) e da Secretaria de Educação e Cultura do Município e contou com a assessoria do SESI. Empresários da cidade ficaram impressionados com a metodologia adotada pelas Escolas SESI de Ensino Médio. 

“Essa etapa representa a concretização de um projeto que nasceu há sete anos, com a construção de um modelo inovador de educação, que surgiu nas Escolas de Ensino Médio do SESI. Os resultados alcançados demonstraram que o projeto poderia seguir o objetivo principal, que era replicar para outras escolas este modelo, baseado no uso de ferramentas tecnológicas que aproximam professores e alunos na construção de soluções para problemas reais”, explica o superintendente do SESI-RS, Juliano Colombo. “Panambi foi o grande piloto deste processo e a entrega dos kits de robótica é uma etapa importante na formação dos professores, que, a partir de agora, estarão aptos a aplicar os aprendizados nas salas de aula das escolas do município”, completa.

Os professores da rede pública passaram por capacitação na metodologia, com oficinas focadas no uso de tecnologias e na robótica educacional. “O objetivo é formar cada vez mais os alunos, desde a base, para o desenvolvimento do município, o que é importante para a indústria e também para as pessoas, que poderão conseguir empregos melhores se estiverem bem preparadas”, relata Angelin Adams, CEO da Bruning, uma das indústrias apoiadoras do projeto, que também conta com a participação de Kepler Weber, Saur Equipamentos, Tromink e Focknink.

Entrega dos kits de robótica para escolas da rede municipal de ensino de Panambi

A secretária de Educação do município, Marlise Rodrigues, explica que a modernização da indústria requer um trabalhador com mais conhecimento. “Essa parceria busca melhorias na educação, visando um egresso da escola mais preparado e com potencial mais elevado, contribuindo assim para a evolução do próprio profissional, independentemente de onde estiver inserido”, ressalta. A rede municipal de ensino de Panambi é composta por 12 escolas de Educação Infantil e 10 de Ensino Fundamental, com mais de 4,5 mil alunos e quase 400 professores, segundo dados da Secretaria da Educação da cidade.

Recentemente, o trabalho foi reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério de Educação (MEC), como referência para todo o Brasil, pois os cadernos de atividades estão disponíveis na plataforma EduCapes

SESI E A EDUCAÇÃO DO RS - Além do trabalho em Panambi, outra ação reforça o posicionamento do SESI-RS e das indústrias gaúchas para melhorar a educação gaúcha. Uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc- RS) e a Capes na Formação Continuada de Professores e Gestores da Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul. O objetivo é qualificar diretores e professores a partir da metodologia das Escolas SESI de Ensino Médio. Inicialmente, essa capacitação envolve 450 profissionais, entre gestores e professores, que realizam o curso nas cidades de Sapucaia do Sul, Pelotas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Montenegro e Gravataí. 

Relacionadas

Leia mais

Garanta sua vaga! Matrículas abertas para cursos do SENAI
Complexo SENAI CIMATEC Park será inaugurado dia 11 de novembro na Bahia
SESI amplia prazo de inscrições para o maior torneio de robótica do Brasil

Comentários