Escolas da rede pública de ensino da cidade de Panambi (RS) receberam, do Serviço Social da Indústria (SESI) gaúcho, 300 kits de robótica educacional. O material é composto por placas Gogo Board, um dispositivo de hardware de código aberto de baixo custo para robótica educacional. E pode ser usado para construir robôs, medir e registrar dados ambientais, conduzir investigações científicas, criar controladores de jogos, construir instalações interativas de arte, entre outras possibilidades.
A chegada do material faz parte de um projeto que começou em 2018, a partir de um pedido da Associação Comercial e Industrial de Panambi (ACI) e da Secretaria de Educação e Cultura do Município e contou com a assessoria do SESI. Empresários da cidade ficaram impressionados com a metodologia adotada pelas Escolas SESI de Ensino Médio.
“Essa etapa representa a concretização de um projeto que nasceu há sete anos, com a construção de um modelo inovador de educação, que surgiu nas Escolas de Ensino Médio do SESI. Os resultados alcançados demonstraram que o projeto poderia seguir o objetivo principal, que era replicar para outras escolas este modelo, baseado no uso de ferramentas tecnológicas que aproximam professores e alunos na construção de soluções para problemas reais”, explica o superintendente do SESI-RS, Juliano Colombo. “Panambi foi o grande piloto deste processo e a entrega dos kits de robótica é uma etapa importante na formação dos professores, que, a partir de agora, estarão aptos a aplicar os aprendizados nas salas de aula das escolas do município”, completa.
Os professores da rede pública passaram por capacitação na metodologia, com oficinas focadas no uso de tecnologias e na robótica educacional. “O objetivo é formar cada vez mais os alunos, desde a base, para o desenvolvimento do município, o que é importante para a indústria e também para as pessoas, que poderão conseguir empregos melhores se estiverem bem preparadas”, relata Angelin Adams, CEO da Bruning, uma das indústrias apoiadoras do projeto, que também conta com a participação de Kepler Weber, Saur Equipamentos, Tromink e Focknink.
A secretária de Educação do município, Marlise Rodrigues, explica que a modernização da indústria requer um trabalhador com mais conhecimento. “Essa parceria busca melhorias na educação, visando um egresso da escola mais preparado e com potencial mais elevado, contribuindo assim para a evolução do próprio profissional, independentemente de onde estiver inserido”, ressalta. A rede municipal de ensino de Panambi é composta por 12 escolas de Educação Infantil e 10 de Ensino Fundamental, com mais de 4,5 mil alunos e quase 400 professores, segundo dados da Secretaria da Educação da cidade.
Recentemente, o trabalho foi reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério de Educação (MEC), como referência para todo o Brasil, pois os cadernos de atividades estão disponíveis na plataforma EduCapes.
SESI E A EDUCAÇÃO DO RS - Além do trabalho em Panambi, outra ação reforça o posicionamento do SESI-RS e das indústrias gaúchas para melhorar a educação gaúcha. Uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc- RS) e a Capes na Formação Continuada de Professores e Gestores da Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul. O objetivo é qualificar diretores e professores a partir da metodologia das Escolas SESI de Ensino Médio. Inicialmente, essa capacitação envolve 450 profissionais, entre gestores e professores, que realizam o curso nas cidades de Sapucaia do Sul, Pelotas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Montenegro e Gravataí.