SESI e FIEMS iniciam programa de educação para o trânsito no Detran/MS com LEGO

Cidade de brinquedo foi construída para simular a realidade e conta com diversas situações que exigem de pedestres e condutores muita atenção

Preparar um bairro para receber a final de um campeonato de futebol, organizar o trânsito do entorno de um estádio e solucionar os problemas de uma cidade toda construída com LEGO são apenas alguns dos desafios propostos pelo Programa MoveMundo de Educação para o Trânsito. Ele começou a ser oficialmente implantando pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pela Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul (FIEMS) no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS), nesta quarta-feira (26), durante solenidade realizada no auditório do órgão de trânsito, em Campo Grande (MS).

Os conjuntos LEGO Education que serão utilizados pelas crianças durante as aulas serão oferecidos pelo SESI.

A cidade de LEGO, elaborada pela Zoom Education, que foi convidada pelo SESI a desenvolver um programa voltado para o Detranzinho, programa de educação para o trânsito do Detran/MS, simula o ambiente de uma cidade real, e que conta com situações como aglomeração de pessoas, engarrafamentos, e outros cenários que exigem de pedestres e condutores mais atenção.

O programa já é oferecido pelo Detran/MS a alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas e privadas há 20 anos e, pela primeira vez, passa por uma modernização tanto da metodologia quanto da ambientação, ambas oferecidas pelo SESI.

“O SESI tem modernizado a área de educação em sua rede de escolas, promovendo uma mudança de comportamento e atitude que vai preparar e desenvolver nos jovens as competências exigidas pelo mercado de trabalho. No Detran, vamos fazer o mesmo, oferecendo um espaço e todo o material que possa, de forma lúdica, ensinar a educação e conscientização no trânsito”, afirmou o superintendente do SESI, Bergson Amarilla. 

O presidente da Zoom Education, Marcos Wesley, acrescenta que, quanto mais a criança brinca, mais absorve o conteúdo apresentado. “Esse processo do construir com LEGO que a Zoom, por meio do SESI, está levando ao Detran é o que existe de mais moderno no mercado em termos de educação para o trânsito, além de fazer com que criança aprenda brincando, o que mexe com as emoções e facilita muito o aprendizado”, pontuou.

Um dos objetivos do programa é desenvolver nos alunos atitudes preventivas no trânsito, especialmente no papel de pedestres.

O diretor-presidente do Detran/MS, Roberto Hashioka, afirma que a parceria com o SESI tornou possível a modernização do Detranzinho. “A partir desta parceria com o SESI vamos passar a oferecer aos estudantes que nos visitam um ensino diferenciado e inovador, o que, sem dúvidas, é um incentivo para as crianças. Depois de passar pelo Detranzinho, as crianças passam a corrigir os pais ao volante e, enquanto pedestres e ciclistas, a transitar com mais consciência pelas ruas”, ressaltou.

O SESI, além da cenografia das salas do Detranzinho, oferece, ainda, todos os conjuntos LEGO Education que serão utilizados pelas crianças durante as aulas, e também a capacitação de gestores, coordenadores e monitores do projeto, para que detenham total conhecimento dos programas e das atividades previstas no Move Mundo. 

Relacionadas

Leia mais

SESI é a marca mais lembrada em serviços de segurança e saúde no trabalho
Escolas do SESI conseguem reduzir o impacto da baixa escolaridade das mães no desempenho dos estudantes
Já se inscreveu? Torneio SESI de Robótica encerra as inscrições no dia 30 de setembro

Comentários