SENAI vai avaliar 20 mil alunos de cursos técnicos no 1º semestre de 2017

Os testes são padronizados para todo o país e têm como base a mesma metodologia usada nas provas do Enem. Resultados serão usados para aprimorar o processo de ensino e prestar contas dos serviços desenvolvidos pela instituição

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) vai avaliar 50 cursos técnicos de todo o Brasil até o fim do ano. No primeiro semestre são 261 escolas que participam da ação, com a finalidade de verificar a qualidade do ensino e o desenvolvimento das competências exigidas pelo mercado de trabalho em cada área. As provas são aplicadas online para estudantes que tenham pelo menos 80% da formação concluída, e a expectativa é que, nessa primeira etapa, cerca de 20 mil jovens façam o exame.
    
Para o gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Felipe Morgado, a iniciativa traz benefícios para os empresários, para o SENAI e para os próprios alunos. “Ganha o Jovem, que tem segurança de que aquilo que ele aprendeu naquela escola está alinhado com o padrão nacional que a indústria requer. Ganha a indústria, que consegue avaliar se o jovem desenvolveu as competências que ela deseja e ganha o SENAI, que melhora seu processo de ensino”, explica Morgado.  

Os testes são padronizados para todo o país e têm como base a mesma metodologia usada nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além dos estudantes responderem a questionários, os docentes e diretores das unidades avaliam quesitos como infraestrutura, prática e método de ensino, formação docente e sobre a gestão da escola. Ou seja, a avaliação é mais complexa que apenas uma nota, servindo como norte para investimento de trabalho e recursos. “Com a Avaliação de Desempenho de Estudantes você sai do achismo para ter fatos e dados que ajudem na tomada de decisão sobre o que e onde é melhor investir”, completa Felipe Morgado.

Por outro lado, a avaliação é também uma forma de prestar contas ao setor industrial sobre o trabalho desenvolvido pelo SENAI e de como seus resultados servem para aprimorar o processo de ensino da instituição. Implementar mudanças no ensino e aprendizagem, melhorar a prática docente, atualizar os perfis profissionais, atualizar livros e materiais didáticos e criar uma rede de boas práticas são alguns exemplos de como essa iniciativa gera melhorias para o SENAI.

Relacionadas

Leia mais

Trinta e quatro conquistas da CNI, SESI, SENAI e IEL em 2017
SENAI cria espaço inovador para formação profissional de estudantes em Santa Catarina
Brasil quer repetir resultado de 2015 e conquistar o título na WorldSkills de Abu Dhabi

Comentários