Para muitos, a pandemia do novo coronavírus é motivo de preocupação. No entanto, há sempre aqueles que entendem a seriedade do problema, mas buscam enxergar o “copo meio cheio” e decidiram aproveitar o período de isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para se preparar para o mercado de trabalho.
Em Mato Grosso do Sul, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) registrou 204 mil matrículas nos 22 cursos oferecidos gratuitamente na modalidade a distância (EaD) durante esse período. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Sérgio Longen, garante que a iniciativa faz parte da mobilização de todo o Sistema Indústria para contribuir com a sociedade neste momento difícil pela qual passa a humanidade.
“A gente tem trabalhado incansavelmente para que cada um faça um pouco daquilo que é possível. Os cursos que disponibilizamos pelo SENAI estão tendo uma procura muito grande da população, o que nos mostra que os trabalhadores em casa são uma preocupação, mas também há o lado bom, porque eles não estão à toa. Pelo contrário, estão buscando se qualificar e se preparar”, afirmou Sérgio Longen.
Na avaliação do diretor-regional do SENAI, Rodolpho Caesar Mangialardo, os números indicam o interesse da população em aproveitar o tempo de ociosidade para se tornar mais produtivo e se capacitar para o mercado de trabalho. “Sabemos que muitas empresas estão demitindo colaboradores e essa é uma oportunidade de melhorar o currículo com as formações que estamos ofertando gratuitamente na modalidade EaD, justamente com o objetivo de ajudar a população”, completou.
Alguns do cursos gratuitos oferecidos pelo SENAI são: Consumo Consciente de Energia; Desenho Arquitetônico; Desvendando a Indústria 4.0; Empreendedorismo; Finanças Pessoais; Fundamentos de Logística; Logística de Programação; Noções Básicas de Mecânica Automotiva; Tecnologia da Informação e Comunicação; Conhecimentos Fundamentais de Editor de Apresentação Eletrônica (Power Point); Conhecimentos Fundamentais de Editor de Texto (Word); Conhecimentos Fundamentais Planilha Eletrônica (Excel); Contabilidade para não Contadores; e Fundamentos de Gestão de Pessoa.
Os interessados podem fazer a matrícula pelo site de Iniciação Profissional. Outras informações podem ser obtidas no site da FIEMS.
A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise
Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.