SENAI recebe mais um reconhecimento internacional da Embaixada do Japão

País asiático é parceiro da instituição há mais de 60 anos por meio da JICA. Comenda reforça parceria e ideias de novos projetos bilaterais em prol da indústria brasileira e da indústria japonesa

O Diploma de Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão de 2023 foi entregue ao diretor geral do SENAI, Gustavo Leal

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) acaba de receber mais uma condecoração internacional. O diretor geral do SENAI, Gustavo Leal, recebeu nesta terça-feira (14) o Diploma de Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão de 2023, entregue a instituição pelo Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi.

A comenda é concedida todo ano para parceiros do governo japonês no mundo. O SENAI foi a única instituição brasileira a receber esse diploma em 2023 devido à cooperação com empresas japonesas no Brasil, na América Latina e África. 


Como destacou Gustavo Leal durante a cerimônia de entrega da comenda, realizada na Embaixada do Japão, em Brasília, “é possível avançar muito ainda na cooperação internacional na área da educação profissional, mas também queremos abrir uma nova página na área de tecnologia e inovação para projetos que serão benéficos para a indústria japonesa aqui no Brasil e para a indústria brasileira dentro e fora do país”.


Essa ideia também foi reforçada pelo embaixador do Japão: “O nosso objetivo é continuar essa parceria com o SENAI e capacitar ainda mais pessoas, além de começar novos projetos em temas como hidrogênio verde, digitalização, entre outros”, explicou Teiji Hayashi.  

Para o superintendente de Desenvolvimento Industrial do SENAI, Frederico Lamego, essa condecoração também é um estímulo a empresas que atuam no exterior e buscam mão de obra qualificada em outros países.

“Além de ser um reconhecimento do trabalho de qualidade do SENAI em prol da educação profissional, no Brasil e no exterior, é um indicativo para as empresas brasileiras que investem no lá fora de que podem contar cada vez mais com a mão de obra qualificada que já conhecem", destacou.

A parceria do SENAI com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) nasceu em 1962, em Pernambuco, quando docentes e instrutores de nossas escolas foram capacitados em tecnologia têxtil.

Esses mais de 60 anos de cooperação nos permitiram fortalecer nossa capacidade de atendimento nacional e levar nossa expertise para outros países.

Por meio da parceria com o Japão foi possível:

  • trabalhar na reformulação de perfis profissionais e currículos de nove áreas tecnológicas em Moçambique;
  • na formação de consultores para a melhoria da produtividade de pequenas e médias empresas no Paraguai;
  • na construção de um Centro de Formação Profissional em Construção Civil e da Academia Toyota em Angola e
  • na capacitação de 100 Diretores de Centros de Formação Profissional dos Países Africanos de Língua Portuguesa na Metodologia SENAI de Educação Profissional.  

Histórico de prêmios do SENAI 

O trabalho do SENAI já foi reconhecido por outras instituições. Veja, a seguir, os prêmios já conquistados: 

  • South-South Cooperation Excellence Award 2010, da Organização das Nações Unidas (ONU), reconhecendo o SENAI como protagonista em educação na cooperação Sul-Sul.  

  • O Centro Interamericano para el Desarrollo del Conocimiento en la Formación Profesional (Cinterfor) da Organização Internacional do Trabalho (OIT) também reconhece o SENAI como modelo de educação profissional na América Latina. 

Sobre o SENAI 

O SENAI é o principal parceiro da indústria na formação de trabalhadores e no apoio à inovação. Maior rede privada de educação profissional do país e uma das maiores do mundo, está presente nos 26 estados e no DF, com cerca de 2,8 milhões de matrículas/ano.

Além disso, atua na execução de projetos internacionais em diversos países da América Latina, Ásia e África, cooperando com empresas, governos e organismos internacionais.

Relacionadas

Leia mais

Plataforma Brasil Exportação é lançada no Web Summit em Portugal
RN terá infraestrutura inédita para estudos de geração de energia com "captura de CO2"
Chile e China: CNI conduz empresários para ambos os destinos em novembro

Comentários