SENAI e TJ assinam acordo para qualificação de adolescentes em conflito com a lei

A parceria prevê a oferta de 240 vagas em 4 cursos do SENAI. O Judiciário vai fazer a seleção dos adolescentes beneficiados

O termo foi assinado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT)

Oferecer qualificação profissional para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto é a finalidade de um termo de parceria assinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), de Mato Grosso e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O objetivo é minimizar a reincidência dos adolescentes nas infrações, oferecendo uma perspectiva profissional aos jovens e também aos pais ou responsáveis, que poderão ser igualmente beneficiados com os cursos.

O termo foi assinado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), pelo desembargador Rui Ramos, presidente do TJMT, pelo presidente do Sistema FIEMT e do Conselho do SENAI / MT, Jandir Milan, e pela diretora do SENAI / MT, Lélia Brun.

A parceria prevê a oferta de quatro cursos: Técnico em Logística, Salgadeiro, Operador de Computador e Montador e Reparador de Computadores. Serão 240 vagas divididas em 11 turmas, em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Nova Mutum e Barra do Garças. O SENAI desenvolverá os cursos e oferecerá a infraestrutura, instrutores e certificados. Ficará a cargo do Judiciário proceder a seleção dos adolescentes beneficiados, bem como o acompanhamento e documentação necessária.

“É uma parceria da qual todos se beneficiam, principalmente os adolescentes e seus familiares, pois muitas vezes o que falta é uma perspectiva de futuro para que um jovem não volte a cometer infrações”, afirmou o presidente do Sistema FIEMT, Jandir Milan.

O presidente do TJ defendeu que o momento pede medidas estruturais e não mais paliativas. “Ao longo de décadas, a maior preocupação foi estruturar a Justiça Cível, enquanto a Criminal e a da Infância e Juventude ficavam em segundo plano. Isso permitiu que o crime ocupasse espaço”, disse. De acordo com Rui Ramos, a oferta de qualificação aos adolescentes é parte dessa ação, focada na prevenção da reincidência.

Para a diretora do SENAI / MT, Lélia Brun, A parceria está alinhada ao objetivo da instituição, de promover a reinserção social de jovens e seus familiares por meio da qualificação profissional, o que aumenta a empregabilidade e estimula o empreendedorismo.

Relacionadas

Leia mais

SENAI apresenta soluções inovadoras para uso racional e sustentável da água
Instituto SENAI de Inovação inicia pesquisas para produzir materiais têxteis resistentes a 1000 ºC
Vagas abertas: SENAI tem inscrições para cursos em todas as regiões

Comentários