SENAI do Pará sedia seletiva da WorldSkills na ocupação Manutenção de Veículos Pesados

Os competidores têm que mostrar habilidades técnicas mediante diagnóstico de problemas e soluções em diferentes sistemas automotivos

Melhor tempo, maior conhecimento e habilidades marcaram o primeiro dia de competição das seletivas da WorldSkills, torneio mundial de educação técnica, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Centro de Desenvolvimento da Amazônia (SENAI-CEDAM), em Belém. A disputa na ocupação Manutenção de Veículos Pesados segue até sexta-feira (12) e o melhor colocado será treinado para representar o Brasil no mundial, em Abu Dhabi, em 2017. 

Os competidores têm que mostrar habilidades técnicas mediante diagnóstico de problemas e soluções em diferentes sistemas automotivos: eletroeletrônico; hidráulico; aquecimento e ar condicionado; freios e direção; e sistema mecânico. 

Os alunos participantes são avaliados pelo treinador do oponente e devem alcançar resultados satisfatórios em cada prova, que varia de duas a três horas de duração. “O objetivo é inserir o competidor em situações do dia a dia, envolvendo problemas reais da indústria e mostrar suas habilidades de forma prática em um nível altíssimo de conhecimento”, afirma Décio Campos, coordenador técnico do Departamento Nacional do SENAI. 

Durante a semana, o SENAI recebe visitas de alunos de outros cursos do SENAI interessados em conhecer a competição. Para o estudante do curso de Logística Ravel Lisboa, 18 anos, a unidade superou as expectativas e a iniciativa motiva os estudantes a trilharem caminho similar ao dos competidores: “Nunca tinha visto uma competição prática com simuladores. Atrai muita a atenção, especialmente daqueles que querem ter seu conhecimento reconhecido internacionalmente”, declara. 

Relacionadas

Leia mais

Competidor do SENAI na WorldSkills 2017 é destaque em especial da Rádio Senado
INFOGRÁFICO: Conheça os competidores brasileiros da WorldSkills 2017
VÍDEO: Escola SENAI Mecatrônica de Porto Velho oferta 75 cursos nas áreas de mecânica e eletricidade

Comentários