SENAI do Amapá moderniza laboratório da área automotiva

Os novos equipamentos já estão em uso pelos alunos dos cursos de Mecânica de Manutenção Automotiva e técnico em Manutenção Automotiva.
O novo maquinário simula um carro desmontado

O laboratório automotivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amapá foi recentemente aparelhado com um maquinário simula um carro desmontado. São equipamentos de última geração que estão sendo manipulados por 44 alunos dos cursos de Mecânica de Manutenção Automotiva e técnico em Manutenção Automotiva.

Os aparelhos foram adquiridos por meio do financiamento liberado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que vem possibilitando a implantação do programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira.

Foram recebidos sistema de Freio ABS (sistema de frenagem à prova de travamento das rodas), de Climatização Automotiva, Motor Flex, Motor a Diesel, Injeção Eletrônica, Sinalização e Iluminação Elétrica, Transmissão Automotiva e Direção Hidráulica. O acesso a catálogos e manuais técnicos dos novos equipamentos, segundo o instrutor da área, Albinei Ribeiro dos Santos, facilitará o aperfeiçoamento dos profissionais que estudam no SENAI.

“O curso tem duração que varia de 3 meses a dois anos. Com a aquisição dos novos equipamentos acompanhamos a tendência da inovação tecnológica e possibilitamos aos alunos uma experiência semelhante a apresentada pelo mercado de trabalho. Após certificados, eles poderão trabalhar em qualquer estado, pois encontrarão os mesmos equipamentos que temos aqui”, destacou o instrutor.

O encarregado de manutenção na empresa Etecon Ltda, Manoel Martins, 43, faz o curso de Mecânica de Manutenção Automotiva no SENAI e gostou da novidade. “Coordeno uma equipe de 16 mecânicos que consertam e conservam a frota da empresa e senti a necessidade de me qualificar na área para acompanhar melhor os serviços que são realizados. É gratificante estudar numa instituição de qualidade e trabalhar numa empresa que investe em seus funcionários. No final desse curso vou iniciar o técnico em Mecânica Automotiva e o curso de qualificação em Elétrica Automotiva. Conhecimento é fundamental atualmente”, finalizou.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Conheça o histórico do Brasil na WorldSkills
Ainda não sabe o que fazer? SENAI está com vagas abertas em vários cursos
VÍDEO: Seja mais que um gamer, faça seu jogo! Veja como no Tem Vaga!

Comentários