Senai apresenta portfólio de serviços e cursos às indústrias de papel e celulose

Portfólio foi apresentado durante reunião da diretoria do Sinpacems (Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose de Mato Grosso do Sul), realizada no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande

Durante reunião da diretoria do Sinpacems (Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose de Mato Grosso do Sul), realizada nesta quarta-feira (10/04), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande, o gerente de educação do Senai, Marcos Costa, apresentou o portfólio de serviços e cursos da entidade direcionados às indústrias do segmento. "O Senai possui infraestrutura, equipe especializada em aprendizagem profissional e soluções tecnológicas para indústria e essa aproximação com o Sindicato permite parcerias para fortalecer o segmento com a formação de profissionais qualificados aptos a contribuir com o desenvolvimento e progresso do Estado", disse.

Ele detalhou o portfólio de serviços oferecidos pelo Senai na modalidade de aprendizagem industrial, que inclui os cursos de mecânico de manutenção de máquinas florestais, assistente administrativo industrial e assistente de produção industrial, além da modalidade de qualificação profissional, com os cursos de assistente em controle de processos de celulose, assistente em fabricação de celulose, operador de máquinas de utilização de celulose, operador de máquina de colheita florestal, operador de processos químicos industriais, e na modalidade de habilitação profissional oferece o curso de técnico em celulose e papel.

Já na especialização profissional os cursos são os de processos industriais em celulose e processo de automação e instrumentação na indústria de celulose, além dos cursos oferecidos pelo Senai no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), nos quais se destacam os cursos de operador de máquinas de utilização de celulose, operador de máquinas florestais e operador de processos químicos industriais. Segundo o presidente do Sinpacems, Francisco Fernandes Campos Valério, o Senai colabora com a qualificação de mão de obra, atendendo as demandas das indústrias e contribui para consolidar o segmento no Estado.

"O Sindicato quer trabalhar junto com o Senai, apoiando esse trabalho, com o desenvolvimento de cursos e treinamentos, pois inclui não só o preparo das pessoas nessa atividade que é tão importante, como também coloca em prática e promove a inserção no mercado de trabalho", destacou Francisco Valério. O gerente de relações trabalhistas e sindicais da Internacional Paper, Mauro Caccavaro, destaca que a parceria entre o Sinpacems, Senai e Governo do Estado é uma importante oportunidade para criar cursos, que capacitem de acordo com a necessidade do mercado. "Isso gera benefícios para a indústria, assim como garante empregabilidade e renda para a comunidade", disse.

Ele reforça que para essa estruturação seria necessária uma aproximação com as empresas para entender a realidade de cada uma no intuito de adequar o trabalho e, consequentemente, contribuir para o avanço do segmento de celulose e papel. O diretor-administrativo da Cartonagem São José, Lucas Abdala, quer estreitar a relação com a entidade para auxiliar na qualificação de mão de obra mais preparada para atuar no mercado. "O processo produtivo da empresa é de grande extensão, englobando desde a confecção do papel até a confecção da embalagem. Isso exige um grande número de funções que tem aspectos específicos da cartonagem, então é importante obter esse auxílio com a oferta de cursos que preparem melhor as pessoas para o trabalho", afirmou.

Relacionadas

Leia mais

Sinpacems recebe consultor da CNI para tratar de planejamento estratégico
Empresários de Mato Grosso do Sul debatem desenvolvimento com uso racional da água
Ampliação do Pronatec aumenta produtividade da indústria e estimula crescimento do país, avalia presidente da CNI

Comentários