SENAI abre vagas para cursos gratuitos e pagos em 15 estados e no Distrito Federal

Há oportunidades para quem deseja iniciar as aulas ainda em 2015 e também para o ano que vem, dependendo da unidade de cada região

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com vagas abertas para cursos técnicos, de graduação e  ensino a distância em  15 estados e no Distrito Federal. Há oportunidades para quem deseja iniciar as aulas ainda em 2015 e também para o ano que vem, dependendo da unidade de cada região. As vagas são limitadas, então, não perca tempo! 

Graduação 
A Faculdade SENAI Cimatec está com inscrições abertas até o dia 27 de novembro para o processo seletivo 2016. No total, são oferecidas 289 vagas, contemplando cursos de bacharelado em diversas áreas da Engenharia e cursos tecnológicos de graduação. Podem participar da seleção estudantes que estejam concluindo ou tenham concluído o ensino médio e se submetido às provas do ENEM nos anos de 2012, 2013 ou 2014. 

Para mais informações, acesse o site da Faculdade SENAI Cimatec ou entre em contato pelo número:  (71) 3534-8090.

Opções diversas 
O SENAI Ceará tem vagas abertas para cursos de qualificação, curta duração e ensino a distância. Entre as opções, há cursos de eletricista de automóveis, armazenagem em obras e finanças pessoais, entre outros. A oferta é para as cidades de Fortaleza, Sobral, Horizonte e Maracanaú. 

Para mais informações, acesse o site do SENAI Ceará

Aperfeiçoamento, qualificação profissional e workshops 
As unidades do SENAI do Distrito Federal - Taguatinga, Gama e Sobradinho- abriram inscrições para os cursos do 4º trimestre de 2015. Com início previsto para os meses de outubro, novembro e dezembro, as  vagas são limitadas aos primeiros que se apresentarem à unidade de interesse. 

É preciso levar documento de identidade e CPF (original e cópia), além do comprovante de escolaridade atualizado e, também, de residência. Os cursos ofertados pelas unidades são de aperfeiçoamento, qualificação profissional e workshops. Para mais informações, entre em contato com a central de atendimento de cada unidade. 

SENAI Taguatinga 
Área Especial nº 2 – Setor “C” Norte 
Telefone  (61) 3353-8700 

SENAI Gama 
Área Especial SENAI - Ssu Eq 2/8 – Setor Sul 
Telefone:  (61) 3384-3272 

Unidade Integrada SESI SENAI Sobradinho 
Quadra 13 Área Especial Nº 03 Lotes A/F 
Telefone:  (61) 3487-8600

Cursos gratuitos 
O SENAI do Espírito Santo oferece vagas gratuitas para o projeto da educação básica articulada com a educação profissional do centro integrado de Aracruz para o ano letivo de 2016. As inscrições estão abertas aos alunos dependentes do trabalhador da indústria ou oriundos das escolas públicas da rede Municipal e Estadual dos municípios de Aracruz, Ibiraçu, Fundão, João Neiva e Santa Teresa. Eles precisam estar matriculados na 8ª série/9ºano do ensino fundamental neste ano. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro na central de atendimento da unidade de ensino, localizada na Rua Ephifânio Pontim, nº 985, Vila Nova, Aracruz/ES. São 80 vagas distribuídas entre os cursos de Técnico em Mecânica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica e Técnico em Eletrotécnica. 

Para mais informações ligue no número :  (27)3256-9950

Graduação 
O SENAI de Goiás está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro para o vestibular de quatro graduações tecnológicas. Em Goiânia, a instituição oferece os cursos superiores em Automação Industrial, na Faculdade SENAI Ítalo Bologna, e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em redes de computadores, na Faculdade SENAI de Desenvolvimento Gerencial (Fatesg). Em Anápolis, a seleção é para as graduações em Processos Químicos e em Manutenção Industrial, ministradas pela Faculdade SENAI Roberto Mange. 

Mais informações pelos telefones 4002-6213, em Goiânia, e  0800 642-1313 FREE , para demais localidades.

Curso superior 
A Faculdade de Tecnologia SENAI (Fatec) oferece 200 vagas nos cursos superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Alimentos, Logística e Gestão de Recursos Humanos. As inscrições seguem até fevereiro e podem ser feitas pela internet, ao custo de R$ 20,00. O processo seletivo consistirá na realização de uma redação, marcada para o dia 5 de dezembro. Aqueles que quiserem conhecer melhor a estrutura e o conteúdo do curso antes de fazer a inscrição podem realizar uma aula experimental na sede da instituição. O agendamento ocorre pelo e-mail: [email protected] ou no telefone:  (65) 3612-1710 . 

Para mais informações, acesse o site da Fatec ou ligue para os números  (65) 3612-1710 / 1712. 

Curso superior 

A Faculdade de Tecnologia do SENAI de Campo Grande (FatecSENAI) está com  inscrições abertas para o vestibular 2016. Os cursos de graduação oferecidos são de Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Processos Gerenciais. Os interessados têm até o dia 12 de fevereiro do ano que vem para se inscrever pelo site ou na FATEC SENAI. As provas serão agendadas com horários flexíveis.

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone  (67) 3321-0421 ou no site da FatecSENAI.

Cursos técnicos 

As pré-matrículas para os cursos técnicos do 1º semestre de 2016 do SENAI de Minas Gerais estão abertas até o dia  15 de janeiro. A lista das escolas SENAI com endereço, telefone, cursos oferecidos, turno das aulas e número de vagas, podem ser encontrados no Edital 3/2015, ou em qualquer escola do SENAI-MG.

Cursos gratuitos de habilitação técnica e aprendizagem industrial 
O SENAI da Paraíba está com  inscrições abertas para o processo Seletivo do 1º semestre de 2016 de cursos gratuitos nas modalidades de  Habilitação Técnica e de Aprendizagem Industrial. São 896 vagas oferecidas nas unidades do SENAI em Campina Grande, João Pessoa e Bayeux. 

As inscrições podem ser feitas por jovens de 16 a 23 anos que já concluíram o ensino fundamental, até o dia 25 de novembro, pela internet 

Em habilitação técnica são ofertados cursos como Técnico em Administração (Campina Grande e João Pessoa), Técnico em Calçados (Campina Grande) e Técnico em Eletrônica (Campina Grande e João Pessoa). Em aprendizagem industrial, há cursos como Confeccionador de Calçados (Campina Grande), Mecânico de Veículos a Álcool e Gasolina (Campina Grande) e Mecânico de Usinagem (Campina Grande). 

Para mais informação, entre em contato pelo telefone:  (83) 2101-5475.

Cursos técnicos 
O SENAI do Paraná está com matrículas abertas para cursos técnicos como Técnico em Mecânica, Técnico em Informática e Técnico em Logística, para o 1º semestre de 2016. As matrículas vão até o dia 2 de fevereiro de 2016, porém, as vagas são limitadas e as matrículas são feitas por ordem de chegada. Para se informar sobre a documentação necessária para realizar a matrícula, acesse o site do SENAI Paraná.

Graduação 
O vestibular para os cursos de graduação tecnológica estão com inscrições abertas até o dia 30 de novembro pela internet ou na secretaria acadêmica da Faculdade de Tecnologia SENAI de cada cidade (Cascavel, Curitiba, Londrine, Maringá, Telêmaco Borba e Toledo). Alguns dos cursos são: Gestão de Produção Industrial, Design de Moda e Manutenção Industrial.

Para acessar os editais entre no site da Faculdade da Indústria SENAI

Ensino a distância 
O SENAI do Rio Grande do Norte oferece mais de 300 opções de cursos a distância em mais de 20 áreas tecnológicas, 100% a distância e semipresenciais. São seis cursos de competências transversais: Educação Ambiental, Empreendedorismo, Legislação Trabalhista, Propriedade Intelectual, Segurança no Trabalho e Tecnologia da Informação e Comunicação. 

As inscrições são feitas pelo site do SENAI-RN

Cursos superiores 

As inscrições para o processo seletivo de ingresso no 1º semestre de 2016 na Faculdade SENAI de Tecnologia estão abertas até o dia 20 de novembro. A faculdade oferece cursos superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Redes de Computadores, Sistemas de Telecomunicações e Sistemas Embarcados.

Mais informações pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (51) 3904 2600.

Ensino a distância 
Os cursos oferecidos pelo SENAI de Rondônia são gratuitos e sobre temas transversais que desenvolvem a capacidade para iniciação no trabalho ou, no caso de quem já está trabalhando, para a atualização das competências profissionais. Os cursos ofertados atualmente são os de Educação Ambiental, Empreendedorismo, Legislação Trabalhista, Segurança do Trabalho e  Tecnologia da Informação e Comunicação e tem carga horária de 14 horas cada um. 

O aluno pode se matricular no site do SENAI-RO.

Habilitação Técnica em Logística 
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do 2º semestre de 2015 da Escola SENAI Marechal Rondon com o curso de Habilitação Técnica em Logística. As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de novembro, porém, são 35 vagas, onde serão matriculados os 35 primeiros candidatos que atenderem as exigências documentais, por ordem de chegada, enquanto houver vagas disponíveis.

Mais informações pelo número  (69) 3211-9525 . Acesse o edital pelo site do SENAI Rondônia .

Cursos variados 
O SENAI de Santa Catarina está com inscrições abertas até o dia 2 de fevereiro para cursos de educação profissional com ingresso no  primeiro semestre de 2016. São 72,5 mil vagas disponíveis em qualificações voltadas às demandas da indústria de todo o estado. As oportunidades abrangem as modalidades aprendizagem industrial, curso técnico, ensino médio, extensão profissional, pós-graduação, qualificação e superior em tecnologia. As vagas para o início do próximo ano estão distribuídas nas regiões da Grande Florianópolis (10.886), Meio Oeste (7.379), Norte Nordeste (18.383), Oeste (10.429), Serra (3.410), Sul (4.896) e Vale do Itajaí (17.196). As inscrições são realizadas nas unidades do SENAI de todo o estado. 

Para mais informações, acesse o site do SENAI de Santa Catarina ou ligue  0800 48 1212 .

Ensino a distância 
O SENAI de Sergipe oferece cursos de curta duração na modalidade EAD. Eles são baseados em fundamentos para a formação integral e rotas estratégicas para aproximar cidadania, educação e formação profissional a todos os alunos a partir de 14 anos. Dentre os 13 cursos, estão os de Empreendedorismo, Educação Ambiental e Legislação Trabalhista.

O aluno pode realizar a inscrição pelo portal e, após escolher o curso, terá 20 dias para concluir os estudos. 

Para mais informações envie um e-mail para [email protected] ou ligue para  (79) 3249-7493 /  (79) 3249-7484.

Cursos presenciais 
O SENAI de Tocantins está com vagas abertas para cursos presenciais como os de Mecânico de Injeção Eletrônica, AutoCAD, Cabeamento Estruturado e Oratória. As oportunidades são para as unidades de Gurupi, Colinas do Tocantins, Araguaína e Palmas, respectivamente.

As vagas são limitadas e preenchidas de acordo com a ordem de chegada. Para efetivação da Matricula é necessário dirigir-se até a unidade do SENAI com as cópias do RG e CPF.

Ensino a distância 
Além dos cursos presenciais, o SENAI de Tocantins oferece cursos de educação a distância com objetivo principal de oferecer aperfeiçoamento profissional para pessoas físicas e indústrias de todo o estado. São 13 cursos oferecidos, dentre eles, os de Metrologia, Segurança do Trabalho e Finanças Pessoais.

Mais informações sobre os cursos a distância:

Unidade CETEC de Araguaína 
 (63) 3549 - 2531

Unidade SENAI de Gurupi 
 (63) 3311 - 1150

Unidade SENAI de Palmas 
 (63) 3215 – 0235

A cada duas semanas, a Agência CNI de Notícias faz um levantamento para divulgar vagas que estão com inscrições abertas em todo o Brasil. Se você não encontrou a oportunidade que buscava, entre em contato com a federação da indústria do seu estado, com o SESI, SENAI ou IEL. Confira a relação das federações com os respectivos links:

Norte 
Acre 
Amapá 
Amazonas 
Pará 
Rondônia 
Roraima 
Tocantins 

Nordeste 
Alagoas 
Bahia 
Ceará 
Maranhão 
Paraíba 
Pernambuco 
Piauí 
Rio Grande do Norte 
Sergipe 

Centro-Oeste 
Distrito Federal 
Goiás 
Mato Grosso 
Mato Grosso do Sul 

Sudeste 
Espírito Santo 
Minas Gerais 
Rio de Janeiro 
São Paulo 

Sul 
Paraná 
Rio Grande do Sul 
Santa Catarina

Relacionadas

Leia mais

SENAI implanta Centro de Treinamento em Energia Solar no Distrito Federal com apoio de cooperação alemã
Programa da TV Globo mostra como o Sistema Indústria promove o desenvolvimento das empresas
5 cursos do SENAI CETIQT que podem impulsionar sua carreira

Comentários