Quem divide, multiplica! SENAI compartilha experiência em ensino a distância com Marrocos

Projeto prevê o desenvolvimento de módulos de cursos em Engenharia Mecânica para atender demanda do país norte-africano. Professores marroquinos serão formados para ministrar aulas a distância

O OFPPT prevê a inscrição anual de cerca de 2900 estudantes

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) começou a compartilhar conhecimento com o Escritório de Formação Profissional e Promoção do Trabalho (OFPPT, na sigla em francês) do Marrocos. A expertise é dentro do ensino a distância em Engenharia Mecânica e na formação de Docência Digital.

A primeira reunião do Comitê Gestor ocorreu na sede do OFPPT, no dia 29 de janeiro, onde já foram discutidas quais disciplinas irão compor os cursos técnicos especializados na área de Engenharia Mecânica. O governo marroquino identificou a necessidade de capacitação contínua nessa área e buscou a cooperação técnica.

Nessa cooperação com o Marrocos, o SENAI entra como parceiro técnico do governo brasileiro e vai atuar tanto na elaboração do conteúdo dos 11 módulos propostos, que serão desenvolvidos na modalidade e-learning, quanto na capacitação dos professores que vão ministrar esses cursos, por meio de conexão digital.

A partir da implementação do programa de formação, o OFPPT prevê a inscrição anual de cerca de 2,9 mil estudantes, distribuídos em diferentes especialidades.


“A transformação digital é um desafio global que depende de muita cooperação entre países. O SENAI é um dos especialistas no assunto, por isso é procurado dentro e fora do país”, reforça o superintende de Desenvolvimento Industrial do SENAI, Frederico Lamego.


Junto com o SENAI e a OFPPT, representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) também participaram da reunião em Marrocos.

Mais sobre a atuação internacional do SENAI

O SENAI oferece formação técnica profissional em 28 setores industriais no Brasil, tanto em cursos tecnológicos como de nível superior e pós-graduação, e costuma atender demandas de capacitação internacional para treinamento a estudantes locais ou para transmitir a experiência a outros organismos e institutos mundo afora.

Relacionadas

Leia mais

Viva o SENAI: 82 anos de vanguarda na educação e inovação para a indústria
81% dos brasileiros adotam hábitos sustentáveis, revela pesquisa da CNI
Quais serão as prioridades das forças-tarefas do B20 Brasil?

Comentários