Projeto do SENAI fica entre os 10 melhores na Febrace

Focado na automatização do processo de alimentação de peixes, o projeto foi o primeiro representante do SENAI do Mato Grosso na feira

O projeto foi o único representante do Mato Grosso na categoria Engenharia

Desenvolvido por estudantes e instrutores do curso de Eletricista de Distribuição de Energia Elétrica do SENAI, o projeto Suits - Agro Indústria Piscicultura ficou entre as 10 melhores iniciativas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2020). A Febrace recebeu 4253 projetos, destes, apenas 346 passaram para fase final. Os Top 10 foram escolhidos por voto popular.

Esta é a primeira vez que uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Mato Grosso participa da feira - um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica, que atrai milhares de estudantes de todo o país. Além disso, o projeto foi o único representante do estado na categoria Engenharia.

Criado pelo estudante Gersione Batista de Melo Filho, 19 anos, durante o Grand Prix SENAI de Inovação, em 2019, o projeto, visa automatizar o processo de alimentação de peixes, para evitar esforços físicos dos colaboradores, facilitar a manutenção no setor da agroindústria e evitar perdas de ração.

“Atualmente, a alimentação dos peixes é completamente manual, causando danos para a saúde dos trabalhadores e também desperdício dos grãos ou falta de controle sobre as quantidades de alimentos em cada tanque”, explicou o jovem.

O estudante Gersione criou o projeto durante o Grand Prix SENAI de Inovação de 2019

De acordo com o instrutor da equipe e orientador de projeto de iniciação cientifica do SENAI, Thiago Keppe, a experiência vivida durante o evento foi muito gratificante e contribuiu muito para o crescimento, tanto pessoal quanto profissional dos estudantes e professores envolvidos.

“Agradecemos a todos pelo apoio e pela motivação, especialmente à equipe SENAI Distrito Industrial que não hesitou. Mesmo nesta fase de pandemia é um resultado positivo e que nos motiva a não parar e sempre continuar inovando e pesquisando soluções para a indústria”, declara.

Para Gersione o resultado é motivo de orgulho. “A Febrace é uma grande oportunidade, pela qual nós, estudantes, promovemos nossas ideias inovadoras, que visam solucionar algum problema percebido na sua comunidade, ou inovamos ao aprimorar soluções já existentes, apresentando projetos para uma comissão de avaliadores composta por professores mestres e doutores da Universidade de São Paulo (USP) e de universidades parceiras”, aponta.

Relacionadas

Comentários