Projeto de estudantes do SENAI de Minas Gerais é destaque na TV Globo

Alunos do SENAI em Ubá, na Zona da Mata Mineira, desenvolveram uma mesa de interação e comunicação de crianças autistas. A Micca, como foi apelidada, virou reportagem no programa Como Será?

O projeto saiu do papel devido a carência de materiais pedagógicos específicos para os autistas

Um projeto de estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), de Ubá, na Zona da Mata Mineira, ganhou destaque na TV Globo. Eles desenvolveram uma mesa de interação e comunicação de crianças autistas. A Micca, como foi apelidada, foi criada com o objetivo de auxiliar crianças autistas dentro da sala de aula. Desenvolvido por alunos dos cursos de Eletricidade Predial e Design de Móveis do SENAI, a novidade virou reportagem no programa Como Será?.

O projeto saiu do papel devido a carência de materiais pedagógicos específicos para este público e ajuda na interação do autista com os cuidadores, sejam professores, pais ou profissionais da saúde. Através de figuras e um sistema elétrico que emite som e luz o autista pode se comunicar selecionando sua necessidade e se comunicando com seu cuidador. O móvel possui formas curvas que tornou o produto visualmente atraente para qualquer criança usar.

De acordo com o gerente do SENAI, em Ubá, Cláudio Bellose de Oliveira, a ideia agora é vender o projeto para alguma empresa e com o dinheiro montar um laboratório de inovação na escola. "Com isso vamos beneficiar mais alunos e certamente vão surgir novos projetos", explica. 

ASSISTA - Veja a reportagem completa sobre a Micca no Como Será?

Relacionadas

Leia mais

7 inovações criadas por alunos do SESI e do SENAI que o consumidor poderá encontrar no dia a dia
Ideias inovadoras revolucionam indústria de cosméticos
SENAI abre matrículas em cursos pagos e gratuitos

Comentários